6 de setembro de 2012

Alunos da FDSM participam do I Congresso Internacional de Direitos Humanos, em Caxias do Sul

Lucas e Manuela no Congresso, com a palestrante Flávia Piovesan.

Os alunos da Faculdade de Direito do Sul de Minas, Lucas Alves (graduação), e Manuela Rodrigues (mestrado), participaram do “I Congresso Internacional de Direitos Humanos: emancipação e ruptura”, realizado de 29 a 31 de agosto em Caxias do Sul, RS. O evento contou com cerca de 1,5 mil participantes inscritos, de todo o Brasil, e 100 trabalhos apresentados em cinco eixos temáticos: A atualidade da Declaração Universal dos Direitos Humanos; Direitos Humanos e Diversidade; Direitos Humanos e Justiça Social; Direitos Humanos e Ambiente; e Direitos Humanos, Memória, Verdade e Justiça.

Os estudantes fazem parte do GEDH (Grupo de Pesquisa e Estudo em Direitos Humanos), coordenado pela Prof.ª Dra. Liliana Jubilut. Segundo ela, a FDSM tem cada valorizado vez mais o estudo e a pesquisa em Direitos Humanos. “É muito satisfatório ver o Grupo dando frutos com trabalhos aceitos em eventos relevantes e com a participação direta dos alunos. Ver também que esse aceite e participação abrangem tanto alunos da graduação quanto do mestrado demonstra que a estratégia do GEDH, de aproximar todos os seus participantes para que se auxiliem em suas diferentes competências, não só tem a lógica inclusivista dos Direitos Humanos, mas contribui para o enriquecimento de todos”, destacou.

Para o acadêmico Lucas a experiência do Congresso foi extremamente produtiva, especialmente pela oportunidade de troca de experiências e networking. “Conhecer outros pesquisadores e trabalhos é muito importante quando se quer direcionar a carreira para o meio acadêmico, como é o meu caso. A participação neste evento foi uma oportunidade de dar projeção ao meu trabalho, já que o artigo apresentado será publicado nos Anais do Congresso”, disse Lucas.

A mestranda Manuela, que apresentou trabalho intitulado “Direitos Humanos e Globalização Social: uma defesa equilibrada de globalização”, citou ainda o contato com palestrantes de renome propiciado pelo evento. “Tivemos palestras com Flávia Piovesan, Tarso Genro, situações que agregam muito conhecimento à nossa carreira”, afirmou.

Os alunos ressaltaram o incentivo dos Professores Doutores Liliana Jubilut e Rafael Simioni, da FDSM, para a participação no evento. “Agradeço o incentivo da Profª. Liliana, que me orientou e me direcionou para o melhor resultado, sempre com muita disponibilidade e dedicação”, disse Manuela. Lucas completou: “Importante ressaltar o grande apoio do Prof. Rafael Simioni, que muito gentilmente viabilizou a nossa presença no Congresso. Os dois professores foram fundamentais para esta nossa conquista”.

“A Universidade de Caxias do Sul é uma das maiores e mais importantes instituições de ensino do Sul do País. É uma grande alegria para nós, professores, ver as pesquisas dos nossos alunos serem selecionadas e aprovadas para apresentação em Congressos Internacionais desse nível. Isso demonstra não apenas a qualidade dos trabalhos, mas também o prestígio que a FDSM possui no cenário jurídico nacional”, concluiu o Prof. Dr. Rafael Simioni, Gestor do Núcleo de Pesquisa da FDSM.

Nenhum comentário: