4 de setembro de 2012

Alunos e ex-alunos da FDSM lançam livro sobre Direito Penal

André Albuquerque Oliveira, ex-aluno da graduação e um dos participantes da obra.
Wilson R. Rosalin Júnior, aluno da graduação.

Diogo Bacha e Silva, aluno do mestrado.

José Pedro de Rezende, ex-aluno das disciplinas isoladas do mestrado.
Dr. Edson Vieira da Silva Filho e seu pai, que prestigiou o lançamento do livro.

A obra é a primeira de uma série a ser lançada.

Daniel Limongi Alvarenga Alves, aluno do mestrado.
Talita Piedade Posteraro, ex-aluna das disciplinas isoladas do mestrado, e Wagner Boechat, aluno do mestrado.

Carina de Oliveira Rocha, aluna da graduação.

“O Direito Penal e suas faces: da modernidade ao neoconstitucionalismo”. Este é o título da obra literária lançada recentemente por alunos e ex-alunos da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas), sob a coordenação do Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho. O livro foi publicado pela conceituada Editora CRV, e traz a produção científica do Grupo de Estudos “Razão Crítica e Justiça Penal”, da FDSM, realizada no período de agosto de 2011 a fevereiro de 2012. O Grupo de Estudos é também coordenado pelo Prof. Dr. Edson. “No ramo das ciências sociais há muita pesquisa, mas nem sempre os resultados se materializam em obras literárias. Nós tivemos a grata satisfação de publicar este livro, que é parte de um projeto maior. Serão três obras sequenciais cujo objetivo é trazer um estudo sobre Direito Penal voltado para a realidade brasileira. Nosso intuito não é reprisar ideias ou tratar de outras realidades”, destacou Dr. Edson.

A obra “O Direito Penal e suas faces: da modernidade ao neoconstitucionalismo” é composta por trabalhos de André Albuquerque Oliveira (ex-aluno da graduação e aluno do Curso Marcato/FDSM), Carina de Oliveira Rocha (aluna da graduação), Daniel Limongi Alvarenga Alves (aluno do mestrado), Diogo Bacha e Silva (aluno do mestrado), José Pedro de Resende (ex-aluno das disciplinas isoladas do mestrado), Talita Piedade Posteraro (ex-aluna das disciplinas isoladas do mestrado), Wagner Saraiva F. L. Boechat (aluno do mestrado) e Wilson Rodrigues Rosalin Júnior (aluno da graduação).

“Foi maravilhoso participar da realização desta obra. Creio que o livro é leitura obrigatória para todos, independentemente de sua área de atuação, uma vez que contribui para a reflexão crítica de todo o ordenamento jurídico ocidental”, disse o mestrando Wagner Boechat.

Para a aluna da graduação Carina de Oliveira Rocha, a experiência foi inesquecível, e de muito aprendizado. “Foi um trabalho intenso de pesquisa e leitura, um grande desafio. Mas o resultado gratificou todo o esforço, e acredito que fará grande diferença em minha carreira”.

"Participar da realização deste livro foi muito gratificante, pois ampliou meu universo de conhecimento e modificou minha maneira de entender o Direito Penal. Pude ainda ter contato com uma proposta de estudo e pesquisa inovadora em seu conjunto, na medida em que relaciona o pensamento de autores consagrados ao novo constitucionalismo. A obra externa não somente as conclusões do Grupo de Estudos Razão Crítica e Justiça Penal da FDSM, mas também o espírito de união dos participantes", declarou o mestrando Daniel Limongi Alvarenga Alves.

“É motivo de muito orgulho para a Faculdade de Direito do Sul de Minas vivenciar o lançamento desta obra, que resulta do belíssimo trabalho realizado pelos nossos alunos sob a criteriosa e exemplar coordenação do Prof. Dr. Edson Vieira. A produção científica da Instituição tem alçado vôos cada vez mais altos graças ao talento dos nossos professores e alunos. Parabéns ao grupo”, concluiu o Diretor da FDSM, Prof. Rafael Tadeu Simões.

Nenhum comentário: