29 de setembro de 2014

FDSM orienta população sobre benefícios previdenciários através do CONSCIPREV


                    Prof. Amauri Ludovico (ao centro) e  alunos que realizaram atendimento à comunidade do Algodão.



Trabalhadores rurais, professores da rede municipal de ensino, funcionários públicos e a comunidade do Bairro Algodão, em Pouso Alegre, receberam no sábado, dia 27 de setembro, o projeto CONSCIPREV (Consciência Previdenciária) desenvolvido pelos estudantes de graduação da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) sob a coordenação do Prof. Amauri Ludovico dos Santos. Durante o encontro realizado na Escola Profª Maria Barbosa – CIEM Algodão, os alunos esclareceram dúvidas e forneceram à população informações relacionadas às questões da Previdência Social.


De acordo com o Professor Amauri, foram abordadas questões relacionadas aos benefícios diretamente ligados ao público presente, ou seja, aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, pensão por morte e invalidez, sendo ressaltada principalmente a questão da aposentadoria do trabalhador rural. Também foram esclarecidas dúvidas de professores e funcionários quanto à aposentadoria dos servidores públicos efetivos no regime próprio de previdência.  Segundo ele, o resultado da atividade superou todas as expectativas. “Foi surpreendente, os alunos demonstraram um conhecimento muito satisfatório sobre as questões apresentadas. E a comunidade ficou satisfeita. Após cada atendimento conversei com as pessoas atendidas, para saber se as dúvidas foram esclarecidas. Foi muito positivo”, declarou.

“Nosso objetivo é trabalhar em benefício dos nossos alunos e da comunidade. O CONSCIPREV é mais um projeto da FDSM que busca levar até a população o conhecimento que produzimos, fazendo com que o resultado de todo o trabalho desenvolvido sirva de instrumento para a transformação da sociedade”, destacou o diretor da Faculdade, Prof. Rafael Simões. 
Para a aluna Sheila Maria Franzo, do 10º período, foi gratificante participar do CONSCIPREV. “É uma atividade que faz o acadêmico visualizar o direito no caso concreto, além de levar informação jurídica para pessoas que não têm acesso, ou até mesmo entendimento do assunto com facilidade. Através desta atividade pudemos colocar em prática o que estudamos, uma vez que inúmeras questões surgem por parte da população interessada, no que se refere às formas de contribuições previdenciárias”, acrescentou.

Cursando o 2º período de Direito, Larissa Faria de Souza acredita que o CONSCIPREV é importante tanto para a instituição quanto para a sociedade. “Participar do projeto foi extremamente proveitoso, tanto em relação aos conhecimentos adquiridos quanto o fato de podermos transmitir à sociedade nosso aprendizado”, afirmou.

A diretora da Escola Profª Maria Barbosa - CIEM Algodão, Sônia Maria Garcia Martins, falou que a atividade foi muito válida para a comunidade local. “Essa atividade foi realizada na comunidade em 2013 e as pessoas gostaram muito, este ano, tomei a iniciativa de solicitar à faculdade que fosse realizada aqui novamente. Nós da escola também ficamos muito satisfeitos”, comentou.

Nádia dos Santos é professora no CIEM – Algodão e participou da reunião do CONSCIPREV, ela declarou que a atividade foi interessante e tirou diversas dúvidas dos pais dos alunos. “Muitas informações que não são passadas para a população foram esclarecidas nesse encontro. O professor abordou assuntos que não tínhamos conhecimento, caso houver oportunidade futuramente, minha sugestão é que seja realizado na minha cidade, em Estiva”, ressaltou.  

“A grande dificuldade da população é conhecer os seus direitos. Quanto mais próximos os alunos estiverem da comunidade, passando seus conhecimentos, o retorno e a troca de informações será um ganho para eles e para a sociedade”, concluiu o Prof. Amauri Ludovico dos Santos.   





Nenhum comentário: