30 de abril de 2015

FDSM reestrutura Escritório Modelo e amplia vagas de estágio aos alunos e atendimento à população

O Escritório Modelo da Faculdade de Direito do Sul de Minas, setor que oferece estágio aos alunos e atendimento jurídico gratuito a pessoas carentes da comunidade, passou por uma ampla reforma no primeiro trimestre do ano. Com a nova estrutura, aumentaram as vagas de estágio e a capacidade de atendimento à população. O Escritório Modelo integra o Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade, cuja finalidade é efetivar a prática do Direito no âmbito da instituição e coordenar toda e qualquer atividade de estágio desenvolvida durante o curso de graduação.

 Segundo o diretor da FDSM, Prof. Rafael Simões, a reestruturação do Escritório Modelo pauta-se pelo objetivo de atender melhor as necessidades dos alunos e da população. “Sempre buscamos uma linha de atuação para o Escritório Modelo que pudesse atender plenamente o nosso aluno, oferecendo a ele excelência em ensino e a experiência prática do Direito. E quando oferecemos uma estrutura de estágio melhor e mais ampla, consequentemente estamos beneficiando as pessoas que utilizam o serviço e toda a sociedade”, destacou. 

Com a reforma, o Escritório Modelo ganhou seis novas salas para atendimento, três salas para mediação, uma sala exclusiva para advogados e professores orientadores, recepção com sistema de senhas para chamadas de atendimento e uma TV para transmissão de informações e notas voltadas para questões jurídicas do dia-a-dia. “Priorizamos a estrutura de um Escritório Modelo moderno, amplo e confortável, onde as pessoas terão mais liberdade para falar sobre seus casos com os advogados e estagiários que ali atuam”, disse o gestor do Núcleo de Prática Jurídica da FDSM, Prof. Francisco José de Oliveira.

A escolha dos 51 novos alunos beneficiados pelo estágio no Escritório Modelo se deu através de processo seletivo realizado pelo Núcleo de Prática Jurídica. Logo após, os estudantes participaram de treinamento, explicou o professor e psicólogo do NPJ, José Carlos da Silva de Oliveira. “O treinamento com os alunos é uma preparação inicial das atividades que são realizadas no Escritório Modelo, e durante o estágio haverá sempre o acompanhamento do professor e de advogados formados nesse trabalho”, disse.


A aluna Gabrielle Neru, do 7º período diurno, conquistou uma das 51 vagas de estágio oferecidas no Escritório Modelo. Para ela, participar do estágio lhe possibilitará uma visão mais ampla do Direito. “O Escritório Modelo é um local onde o aprendizado é posto em prática de maneira profissional. Podemos conhecer e estudar casos reais sob a supervisão de professores e advogados. E o mais interessante é que os alunos são direcionados para as áreas de maior afinidade, os professores da FDSM têm a sensibilidade de perceber e respeitar isso”, relatou. 


A estagiária Gisele Carla Rodrigues Santos, aluna do 9º período Diurno, elogiou a iniciativa da FDSM. “A iniciativa de modificar e ampliar o Escritório Modelo foi muito válida para os estagiários e também para as pessoas que necessitam dos serviços prestados pela instituição. O Escritório Modelo comprova que a FDSM realmente fornece aos seus alunos todo o suporte necessário para uma formação de alta qualidade e completa”, concluiu a aluna.


                                            Sala de atendimento nas áreas Cível e Trabalhista.


                                                    Recepção do Escritório Modelo da FDSM.


                                Treinamento com o gestor do NPJ, Profº Francisco José de Oliveira.


      Treinamento com o psicólogo do NPJ, Prof. José Carlos da Silva de Oliveira.


                                         Sala de Mediação e Conciliação do Escritório Modelo. 


       Atendimento realizado pela advogada e ex-aluna, Dra. Karina G. da Fonseca
                 e pelo estagiário, Davi Borges Ferraz.
                       



Nenhum comentário: