14 de maio de 2015

FDSM promove oficina de pôsteres para elaboração de trabalhos Científicos


                     Os mestrandos, Henrique Cassalho Guimarães, Tiago de Souza Fuzari , Danielle Domingues de Carvalho, 
                                                        Profª Ma. Fafina Vilela de Souza e o Prof. Me. Rafael Alem Mello Ferreira.
               


A Faculdade de Direito do Sul de Minas promoveu na última quinta-feira, 07 de maio, no Salão Nobre da Instituição, uma Oficina de Pôsteres para Trabalhos Científicos, coordenada pelo Professor Me. Rafael Alem Mello Ferreira. O evento contou com a participação dos egressos e mestrandos, Danielle Domingues de Carvalho, Henrique Cassalho Guimarães e Tiago de Souza Fuzari. Teve por objetivo facilitar o acesso dos alunos da graduação ao universo da pesquisa científica, oportunizando o conhecimento para apresentação dos trabalhos na forma de pôsteres. 

De acordo com o professor Rafael Alem Mello, os conteúdos abordados na atividade foram pautados nas normas para elaboração de pôsteres científicos, tais como os objetivos gerais e específicos de uma pesquisa, a metodologia de pesquisa, a montagem das referências bibliográficas e dicas de apresentações dos trabalhos. Segundo ele, o interessante da oficina foi o trabalho em conjunto com os mestrandos para tornar a linguagem acessível, especialmente, aos alunos do primeiro período. “Esperamos que a oficina seja suficiente para que os alunos não tenham dificuldades às exigências formais- metodológicas. E quanto ao conteúdo, o mais importante é realizar as leituras indicadas pelos professores Edson Vieira (Criminologia) e Leandro Oliveira (Teoria Geral do Estado), além de explorar o raciocínio crítico perante a realidade dos fatos”, explicou. 

De acordo com o mestrando Henrique Cassalho Guimarães, durante as explicações foi possível observar o interesse dos alunos quanto ao aprofundamento nas pesquisas acadêmicas “Eles demonstraram disposição em pensar o Direito. Estas ações evidenciam o comprometimento da FDSM com a qualidade do ensino jurídico. E contribuir de alguma forma com a formação destes alunos é gratificante”, disse.  

“Foi uma grande satisfação compartilhar com os alunos questões relativas à pesquisa científica, externando um pouco daquilo que se desenvolve no Programa de Pós-Graduação da Faculdade. Iniciativas como essa demonstram o compromisso da FDSM em fomentar a pesquisa desde à graduação”, relatou o mestrando Tiago  de Souza Fuzari. 

Contribuir para a introdução à pesquisa acadêmica na vida de um aluno é muito gratificante para aqueles que já passaram pela mesma experiência, relata a mestranda Danielle D. Carvalho. “A oportunidade de instigar os alunos ao pensamento crítico e incentivá-los na construção de problemas, na busca por resultados voltados à relevância científica e social é muito satisfatória”, finalizou. 





Nenhum comentário: