14 de maio de 2015

Acadêmicos da FDSM realizam visita ao TJMG


                  Prof. Francisco José de Oliveira e o grupo de alunos que participaram da visita ao TJMG.


A Faculdade de Direito do Sul de Minas promove anualmente a visita dos acadêmicos do 7º período ao TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), em Belo Horizonte. Coordenada pelo gestor do NPJ (Núcleo de Prática Jurídica), Prof. Me. Francisco José de Oliveira, a atividade foi recentemente realizada com o objetivo de apresentar aos alunos a sede do Poder Judiciário de Minas, bem como sua estrutura e funcionamento. 

Durante a atividade, os acadêmicos conheceram as dependências internas do TJMG, tais como a sala do Tribunal Pleno, a Corte Superior e o Museu. Logo após, assistiram a uma palestra ministrada pelo Desembargador Alberto Deodato Neto.

Segundo o Prof. Francisco, a visita proporcionou aos alunos o contato direto com a rotina de trabalho dos juristas dentro do órgão público que rege a Justiça do Estado. “Os alunos demonstraram grande interesse em conhecer o TJMG, a visita foi bastante produtiva. Fomos muito bem recebidos no Tribunal. Tenho a convicção de que esta atividade, que já é tradicional na FDSM, é sempre muito enriquecedora para os nossos estudantes”, explicou.

Além da boa receptividade por parte da equipe do TJMG, a visita trouxe aos alunos conhecimento acadêmico, profissional e cultural, relatou o acadêmico Guilherme Borges Kalil Homse. “Conhecemos a parte histórica do edifício e de suas dependências internas, e acompanhamos presencialmente, tanto na esfera Civil quanto na Penal, audiências recursais de inúmeras partes de todo o Estado. Creio que este foi o ponto auge da viagem, e confesso que fiquei emocionado e muito ansioso para entrar neste universo jurídico, ao qual me propus ao ingressar na FDSM”, afirmou.   

A aluna Ilma Iuri Sato Charlanti também avaliou de forma positiva a visita. “As sessões de julgamento que assistimos nos proporcionaram o entendimento de como tudo acontece, e a palestra do Desembargador Alberto Deodato, ministrada ao lado de seu colega de profissão, Prof. Francisco, foi um momento de aprendizado valioso. Instigou-nos a sempre buscar o aperfeiçoamento profissional”, completou. 

Segundo o diretor, Prof. Rafael Simões, a FDSM visa oferecer aos alunos, através da visita orientada ao TJMG, a chance de conhecerem os desafios da profissão. “O ensino na FDSM não se limita à sala de aula. Oferecemos a eles oportunidades de conhecerem a vivência real do Direito. O contato com profissionais e juristas renomados faz com que os alunos se sintam motivados e confiantes para os estudos e a construção de suas carreiras”, finalizou.  

Nenhum comentário: