22 de junho de 2015

FDSM sedia o 1º Encontro Regional do Jovem Advogado



                           Evento  reuniu  acadêmicos, profissionais do Direito e demais autoridades
                                                                               representantes da classe jurídica.


                       Palestrantes, membros da OAB Jovem de Pouso Alegre, organizadores e alunos.



A FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) sediou nos dias 18 e 19 de junho o 1º Encontro Regional do Jovem Advogado, promovido pela OAB/MG (Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais), 24ª Subseção da OAB/MG Pouso Alegre e Comissão da OAB Jovem de Pouso Alegre. O evento contou com a presença dos acadêmicos da instituição, profissionais do Direito e demais autoridades representantes da classe jurídica.

Na abertura do evento, o Presidente da Comissão Nacional de Assuntos Penitenciários do Conselho Federal da OAB, Adilson Rocha, proferiu palestra sobre o tema “Redução da Maioridade Penal”. “Foi um prazer estar na Faculdade de Direito do Sul de Minas para falar aos colegas e alunos sobre temas tão importantes dentro do contexto jurídico. Por meio dessas discussões todos nós podemos aprimorar o nosso conhecimento jurídico”, comentou o palestrante. Na mesma noite o Conselheiro Nato da OAB/MG, Raimundo Cândido Júnior, falou sobre o tema “O Novo CPC e suas inovações para a advocacia”.

Já no segundo dia do evento foram debatidos os seguintes temas: “Desafios do Processo Judicial Eletrônico (PJE)”, abordado pelo advogado e representante da OAB/MG no Comitê Gestor do PJE do TJMG, Bernardo Grossi; “Gestão de Escritório e Marketing Jurídico” proferido pela professora de Direito Administrativo do IBMEC, Juliana Picinin; “O Sistema OAB-CAA como instrumento de valorização do advogado” proferido pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MG), Sérgio Murilo Diniz Braga, e “A OAB como instrumento na defesa das prerrogativas” proferido pelo presidente da OAB/MG, Luís Cláudio Chaves.   

 O palestrante Sérgio Murilo Diniz Braga elogiou a Comissão da OAB Jovem pela realização do evento, e fez questão de falar sobre a satisfação de proferir palestra na FDSM. “A OAB Jovem está de parabéns pelo evento, especialmente pela escolha dos temas das palestras, todos muito interessantes. E proferir uma palestra na FDSM, que hoje é reconhecida internacionalmente por sua qualidade de ensino, é extremamente gratificante e motivado. É sempre muito bom falar da nossa experiência profissional aos acadêmicos e aos jovens advogados, contar sobre o início da carreira e trocar conhecimentos que serão úteis para o aprimoramento de todos nós”, disse.   
                              
Para o ex-aluno formado em 1984 e Presidente da 67ª Subseção da OAB/MG em Santa Rita do Sapucaí, Daniel Carli Teixeira, a participação em eventos que mostram novas ideias e propostas para o mundo jurídico traz novas possibilidades de avanço dentro da advocacia. “Foi gratificante participar de um evento com os colegas mais jovens, com o espírito de mudanças, pois a sociedade precisa delas e a advocacia é uma das profissões que mais contribuem para identificar os problemas sociais e oferecer propostas de soluções. Fiquei muito contente ao revisitar a Faculdade de Direito do Sul de Minas, encontrando antigos colegas, as placas comemorativas das formaturas e, especialmente, respirar o ambiente acadêmico”, afirmou o advogado.

Para a aluna do 5º ano de Direito na FDSM, Thaís Carvalhaes, a participação no evento trouxe boas perspectivas para sua atuação como futura operadora do Direito. “As palestras abordaram temas atuais, abrangentes e extremamente importantes para a advocacia. Tivemos contato com as novidades que o Código de Processo Civil recém reformado trará e também com considerações de um profissional sobre a redução da maioridade penal. Altamente informativas e inspiradoras, as palestras trouxeram conhecimento básico e, como exaltou o Dr. Raimundo Cândido Júnior, foram longas o suficiente para cobrir o assunto, porém curtas o suficiente para despertar nosso interesse”, concluiu.

 O presidente da OAB/MG, Luís Cláudio Chaves, destacou que a advocacia não é apenas indispensável à administração da justiça, ela é indispensável ao progresso social de toda à humanidade. “É uma alegria estar nesta importante faculdade para difundirmos entre os futuros advogados, juízes e promotores as prerrogativas dos direitos do advogado, o que contribui para garantir o direito à cidadania. Fiquei muito feliz em participar deste evento na FDSM e dar a minha contribuição para a formação dos alunos e o aprimoramento profissional dos nossos jovens advogados”, disse o presidente da OAB/MG.

O diretor da FDSM, Rafael Simões, destacou a importância do evento para a comunidade jurídica do sul de Minas. “A FDSM sempre estará de portas abertas para eventos da OAB, pois assim conseguimos proporcionar aos nossos alunos o contato com grandes profissionais da advocacia, que compartilham suas experiências profissionais e de vida conosco. A união da advocacia é fundamental para alcançarmos as vitórias que desejamos, e estes eventos cumprem a importante missão de integrar alunos, ex-alunos e toda a comunidade jurídica para a discussão de temas importantes da nossa atualidade. A OAB/MG, 24ª Subseção da OAB/MG Pouso Alegre e Comissão da OAB Jovem de Pouso Alegre estão de parabéns”, concluiu.

Confira as fotos do evento na página da FDSM no Facebook: www.facebook.com/fdsm.oficial


Nenhum comentário: