16 de junho de 2015

FDSM recebe alunos do ensino médio para evento educativo sobre Reforma Política


                         Equipe de professores, alunos e autoridades convidadas do 5º Grande Debate.


Banca avaliadadora do Grande Debate: Alex Rodrigues de Faria (Mestrando FDSM), Robson Soares de Souza (Mestrando FDSM), Mônica Fonseca Franco (Acadêmica do 9º Período e assistente no evento), Carlos Davi Zenun Messias Aleixo (Mestrando FDSM), Elias Kallás Filho (Coordenador de Pós-Graduação na FDSM) e  Adriano Barreiro ( Professor de  História e Geografia ). 



                        Grande Debate reuniu acadêmicos da FDSM,  alunos do ensino médio e convidados 
                                                                                          da comunidade externa. 




A FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) sediou, no dia 09 de junho, a 5ª edição do Grande Debate em parceria com a Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho. O evento foi coordenado pelo professor Dr. Elias Kallás Filho, e contou com a participação dos graduandos participantes do Projeto Câmara Universitária, mestrandos da instituição e dos vereadores mirins e jovens.

Apresentando o tema principal “A Reforma Política” a atividade proporcionou reflexão e informação abordando as seguintes questões: Voto Facultativo x Voto Obrigatório; Cotas para as mulheres na política (Favorável) x Cotas para mulheres na política (contrário); e Financiamento de Campanha exclusivamente público x Financiamento de Campanha público e privado.  

Para a abordagem dos temas, os vereadores jovens e mirins foram preparados sob a orientação dos alunos e mestrandos da FDSM.  De acordo com a orientadora e membro da Câmara Universitária, a acadêmica Cristiane Helena Mokarzel, os jovens receberam um material excelente e uma orientação objetiva para o debate. “A cada encontro na Câmara Municipal foram divididas as tarefas e conteúdos a serem trabalhados, inclusive a orientação da oratória. A participação dos alunos foi satisfatória e houve comprometimento. É gratificante transmitir o conhecimento e obter o retorno positivo dos participantes”, declarou ela.

O parlamentar da Câmara Jovem, Jonas Costa Duarte, pela primeira vez participando do debate, disse que a experiência foi enriquecedora. “Debater as ideias e reconstruí-las com argumentos melhores é um desafio que propõe a área jurídica. Tenho interesse em cursar Direito, e esse evento me instigou a pesquisar e estudar mais sobre a área”.

Robson Soares de Souza, mestrando da FDSM e Procurador do Município de São Lourenço, participou como membro da banca avaliadora no debate e  ressaltou o apoio da instituição em eventos deste nível.  “A experiência foi significativa, além da contribuição para uma perspectiva mais consistente sobre política. A FDSM tem apoiado integralmente o interesse do cidadão para com os assuntos voltados à contribuição da formação de uma sociedade melhor e mais justa”, afirmou.

Outro convidado para a banca avaliadora foi Adriano Barreiro, professor de História e Geografia, que falou sobre a atitude dos jovens e seus interesses pela política. “Sinto a vontade de aprendizado dos alunos em entender sobre leis e sobre política. Acredito que o ensino fundamental e médio devem possuir aulas sobre Direitos Fundamentais e Direitos Humanos como forma de amadurecer o ser político de cada indivíduo”, acrescentou.  

“A iniciativa em estabelecer essa parceria com a FDSM é muito válida para nós que participamos da Escola do Legislativo. Uma instituição que se presta a transmitir o Direito para aqueles que não sejam seus alunos, proporciona por meio desse debate, uma conscientização sobre a política e o as leis que regem um país”, declarou o parlamentar Lucas Sagiorato Bruno.

O professor Dr. Elias Kallás Filho comentou a iniciativa da instituição em apoiar o debate junto à Escola do Legislativo. “A parceria da instituição tem se fortalecido a cada ano, e nos permitiu participar como avaliadores e verificar o engajamento político, o preparo e a consciência cidadã de muitos jovens estudantes das escolas públicas e privadas de Pouso Alegre. Isso é um indicativo de uma nova geração de cidadãos, brasileiros conscientes e politizados”, destacou.

No encerramento do evento, todos os participantes receberam medalhas e agradecimentos dos membros da Escola do Legislativo e da Faculdade de Direito do Sul de Minas. 

Nenhum comentário: