17 de novembro de 2015

FDSM apoia 1ª Gincana do Saber Regional


                                           Participantes da final da 1ª Gincana Regional do Saber. 


                                      Prof. Rafael Simões, diretor da FDSM, durante seu pronunciamento
                                                                                 na abertura da final da Gincana.


Buscando sempre apoiar iniciativas de incentivo à educação, a FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) foi uma das instituições parceiras para a realização da 1ª Gincana do Saber Regional, organizada pela Escola do Legislativo.

A Gincana teve como objetivo disseminar entre os alunos do ensino fundamental II da região, a Constituição Federal por meio do livro “Constituição em Miúdos”.  A Constituição em Miúdos, de autoria da Escola do Legislativo, foi o material de referência para os participantes da gincana e  traz a Constituição Federal traduzida em uma linguagem mais adequada e clara aos adolescentes. A FDSM como instituição parceira do evento, foi a responsável pela elaboração das regras, através de seu curso de Mestrado. Em cada eliminatória um representante da instituição esteve presente, validando as perguntas.

A grande final da 1ª Gincana do Saber Regional  aconteceu no último dia 12 de novembro, na Câmara Municipal de Pouso Alegre. O diretor da FDSM, Rafael Simões, fez questão de prestigiar o evento. “Estamos muito felizes por apoiar essa gincana. A intenção de levar aos alunos ensinamentos sobre os direitos e deveres que regem o nosso país é um passo importante na educação e formação de cidadãos responsáveis. Parabenizo a diretora da Escola do Legislativo, Madu Macedo, pelo belíssimo trabalho, e também os alunos vencedores e demais envolvidos nessa gincana”, destacou o diretor.

A Gincana contou com a participação de 25 municípios do sul de Minas. Em cada semana, cinco cidades disputaram as eliminatórias. As cidades finalistas foram Borda da Mata, Nova Serrana, Santa Rita de Caldas, São Lourenço e Varginha. E a grande vencedora foi a cidade Varginha. A dupla vencedora, composta pelos alunos Luiz Otávio de Oliveira Domingues e Thallita Regina Mesquita Gonçalves, juntamente com a professora orientadora, receberam um tablet cada, como prêmio oferecido pela FDSM. Todos os alunos receberam medalhas de participação e a Câmara da cidade vencedora, um trofeu.

Os estudantes da Escola Estadual Coronel Gabriel Penha de Paiva, de Varginha, comentaram sobre a participação na gincana. “Não foi fácil a preparação para a gincana. Nossa dedicação foi intensa, e foi um tempo muito bem investido, tendo em vista os conhecimentos adquiridos por todos da nossa equipe, disse Thallita.  Também elaboramos algumas questões preparatórias dentro do contexto da Constituição em Miúdos”, completou Luiz Otávio.

A orientadora e professora dos alunos vencedores, Maria do Carmo Pederiva Piassi, comentou que o aprendizado foi mútuo. “Aprender nunca é demais. Com essa gincana, muitas pessoas envolvidas tiveram uma visão ampla sobre os direitos e deveres do cidadão. É importante propormos ações semelhantes para levar o conhecimento da Constituição para outros alunos e escolas. Foi uma competição extremamente educadora, principalmente, por englobar os conhecimentos fundamentais do Direito”, concluiu.


Nenhum comentário: