28 de janeiro de 2016

FDSM abre inscrições para curso de Extensão Semipresencial em Inglês Jurídico



                                               Turma de 2015 durante aula presencial do curso.
 

A FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) está com inscrições abertas para a formação de novas turmas do curso de Extensão Semipresencial em Inglês Instrumental Jurídico. O curso é destinado a alunos da graduação, extensão, especialização, mestrado e também profissionais do Direito em geral. A carga horária é de 40 horas, e as aulas terão início em 9 de março, com previsão de término em 16 de julho de 2016.

O Curso de Extensão em Inglês Instrumental Jurídico da FDSM visa proporcionar aos estudantes e profissionais do Direito uma base segura para o uso da língua inglesa em seus trabalhos. Através das aulas virtuais e com a prática de exercícios nas aulas presenciais, o curso torna mais fácil e precisa a leitura e interpretação de textos jurídicos em inglês, sem ser necessário a ajuda de tradutores. 
Segundo a  professora do curso, Jamille Bueno, na área jurídica o domínio da língua inglesa é relevante tanto para fins acadêmicos como profissionais. “Muitas são as publicações em inglês, artigos ricos em conteúdo que colaboram para a formação do profissional, e que muitas vezes não são compreendidos pela barreira do idioma. Desta forma, o curso de inglês instrumental se faz necessário para que os alunos e profissionais da área tenham condições de, sozinhos, lerem e interpretarem textos com facilidade”, explica.

O curso é divido em três módulos: Estratégias de Leitura, Estratégias de Gramática e Inglês Jurídico. “O aluno terá a oportunidade de se familiarizar com os diferentes tipos de leitura, estruturas gramaticas básicas, intermediárias e avançadas, e será apresentado a um novo e rico vocabulário, totalmente voltado para a área jurídica. Portanto, ao final do curso o aluno terá o conhecimento de diferentes expressões e termos usados exclusivamente por quem estuda e/ou trabalha na área do Direito”, afirma a professora. 

Para a Gestora do Núcleo de Extensão da FDSM, Ana Carolina de Faria Silvestre Rodrigues, em tempos de globalização é necessário que o estudante e o profissional de Direito fale outro idioma. “O inglês é fundamental para aquele que pretende se dedicar à docência, advocacia ou tenha interesse em concursos públicos, como o do Itamaraty. Há muitas empresas multinacionais em nossa região e excelentes oportunidades de trabalho para os profissionais do Direito que dominam a língua inglesa. Por isso a FDSM está  proporcionando mais essa formação diferenciada às pessoas que optaram pelo Direito em suas vidas profissionais”, ressalta ela.

Mais informações sobre o curso de Extensão em Inglês Instrumental Jurídico da FDSM: (35) 3449-8124 ou comercial@fdsm.edu.br 





14 de janeiro de 2016

FDSM recebe candidatos de PA e região para o Vestibular 2016


Vestibulandos na entrada do prédio da FDSM.


 
                                                Candidatos conferem o local das salas de prova.


                                                       As  salas de aula ficaram lotadas. 


                                                   Recepção dos pais durante o Vestibular.


                                    Após as provas, candidatos conversaram sobre as questões.



A FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) realizou no último domingo, 10 de janeiro, o Vestibular 2016.  A faculdade recebeu candidatos de Pouso Alegre e diversas cidades do sul de Minas, que disputaram as 250 vagas oferecidas pela instituição. As provas foram aplicadas nos períodos da manhã e tarde, com conteúdo sobre as disciplinas Redação, Português, Geografia e História. O resultado será publicado no dia 15 de janeiro, no site da FDSM. 

O diretor da instituição, Rafael Simões, fez questão de estar presente e recepcionar os vestibulandos. “É uma honra receber jovens de diversas cidades da região em nosso vestibular. Minha mensagem a todos que ingressarem em nossa faculdade é de que eles terão excelência em ensino e toda a estrutura necessária para uma formação completa e de qualidade”, destacou o diretor Rafael Simões.

A vestibulanda Marcela Cabral Kazze, da cidade de Paraísópolis, realizou as provas como treineira. Ela  conta  que o reconhecimento da instituição pelo MEC como uma das melhores do país no ensino do Direito chamou sua atenção para prestar o Vestibular. “O alto conceito de qualidade da FDSM é muito divulgado e comentado na região. Por isso resolvi prestar o vestibular aqui, como treineira, para viver a experiência de concorrer a uma vaga em um curso superior tão disputado”, afirmou.

O jovem André Luiz Machado Dias diz que também optou pela FDSM por ser uma instituição de destaque na região. “É uma faculdade renomada, por isso fiz essa opção. Em pesquisas e conversas com alguns amigos constatei que o Direito me proporcionará diversas opções de carreiras. Minha expectativa é cursar a faculdade com dedicação e responsabilidade, para ser um profissional diferenciado”, declarou.

O incentivo de um amigo que estudou na FDSM foi um fator importante na hora da escolha, comentou o candidato João Vitor Mariano Silva, de Bom Repouso. “Eu sempre quis fazer Direito, e meu amigo que se formou nesta faculdade falou muito bem da metodologia do ensino e dos professores. Após graduado, pretendo prestar concurso e ingressar na Polícia Federal”, disse.

Residente em Santa Rita do Sapucaí, a candidata Joana de Cássia Ribeiro Xavier conhecia a FDSM somente por fotos e notícias de jornais, e ficou encantada com sua estrutura. “Achei maravilhosa a faculdade, e o Direito está aliado à minha paixão pela leitura. Depois de hoje, espero voltar aqui muitas vezes como aluna”, enfatizou.

Parentes e amigos que acompanharam os vestibulandos foram recepcionados pela equipe do Setor Comercial da FDSM. Rafael Ferrari de Souza é ex-aluno da FDSM, e trouxe a namorada, Giovana de Paiva Laurindo Silva, para prestar o vestibular. “Atuamos dentro de uma ONG de Proteção dos Animais em Santa Rita do Sapucaí, e em alguns casos temos convivência direta com o Judiciário. Isso fez com que a Giovana se identificasse com o Direito e percebesse que seria a escolha ideal para sua carreira. E como ex-aluno, eu indiquei a faculdade onde me formei e da qual tenho imenso orgulho. Como sempre digo: Direito tem que ser cursado na FDSM”, disse. 

Para o comerciante, Edilson Vilela, pai da candidata Larissa de Andrade Vilela, de Ouro Fino, a opção da filha pela FDSM foi a melhor escolha que poderia ter feito. “Ela já prestou outros vestibulares, mas se identifica bastante com o Direito. Nunca a influenciei em sua decisão, e acho que ela tem que fazer o que realmente gosta. Eu vejo o Direito como uma carreira muito interessante, e a Larissa é muito inteligente, estudiosa e comunicativa. Acredito que se tornará uma boa advogada, e aqui na FDSM terá todo o suporte e preparo para o seu futuro de sucesso”, concluiu. 
 

11 de janeiro de 2016

FDSM é uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil, segundo o MEC.



                                                                Prédio sede da FDSM.


A FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) é uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC), que recentemente divulgou o resultado de sua avaliação realizada no ano de 2014. Para entrar na categoria de excelência, uma instituição precisa chegar às faixas 4 ou 5 no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador oficial do ensino superior que vai de 1 a 5. A FDSM obteve a faixa 4, que a classificou como faculdade de excelência entre Universidades, Centros Universitários, Institutos Federais e outras faculdades.               

 O IGC é um indicador de qualidade das instituições de educação superior. Ele é calculado anualmente, considerando a média dos últimos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs), a média dos conceitos dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino.           
        
 O resultado obtido pela FDSM demonstra que a qualidade de ensino da instituição iguala-se às principais faculdades e universidades públicas e privadas do Brasil. Em Minas Gerais, algumas das diversas instituições que também receberam nota 4 e possuem curso de Direito foram a Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Uberlândia, entre outras.                              

 Para o diretor da FDSM, Prof. Rafael Simões, a notícia foi uma grande motivação para toda a comunidade acadêmica neste início de ano. “Estamos muito satisfeitos com mais um resultado positivo que nossa instituição almejou nas avaliações do MEC. É uma comprovação do trabalho sério que realizamos para oferecer ensino de excelência. Um resultado merecido pelo esforço conjunto e a dedicação de toda a equipe FDSM”, enfatizou.        

 “É um imenso orgulho obtermos esse resultado em uma avaliação extremamente rigorosa do MEC. E claro, um incentivo para que continuemos nossa trajetória de sucesso. Importante que tenhamos em mente que nada se conquista sozinho. Nossos esforços não seriam tão gratificantes se não houvesse o empenho e talento dos grandes profissionais que temos na FDSM”, declarou o coordenador de curso, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende.      
          
Sobre a FDSM

Atualmente com cerca de 1.400 alunos matriculados nos cursos de graduação, especialização, extensão e mestrado, a FDSM oferece todos os recursos necessários para uma formação de excelência. Em 2015 foi avaliada com nota 5 pelo MEC, conceito máximo em qualidade de ensino. Além do corpo docente extremamente qualificado, com cerca de 90% dos professores mestres e doutores, a instituição conta com dois amplos prédios, que somam aproximadamente 9 mil metros quadrados, e salas de aula bem equipadas com lousa interativa, ar condicionado e moderno sistema de som.  Possui biblioteca física, digital e amplo laboratório de informática, que são constantemente atualizados. Os prédios contam diversas salas de estudos e rede wireless em praticamente todos os setores.                                            

  A FDSM é ainda a 1ª Faculdade de Direito do Brasil a obter a certificação ISO 9001:2008. Através da certificação, hoje a Instituição conta com um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade que garante a excelência de seus processos internos e serviços prestados.
                            
Graças ao seu prestígio internacional, atualmente a FDSM possui convênios com a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Faculdade de Direito da Universidade do Chile e Universidade Autónoma do México. E no mês de julho realizará o 2º Intercâmbio Científico-Cultural em Portugal. Conheça a FDSM:  www.fdsm.edu.br .