25 de maio de 2016

18º Congresso Jurídico da FDSM abordou temas relevantes e atuais do Direito


                 
“Conquistas, Conflitos e Desafios do Direito Contemporâneo” foi o tema central do 18º Congresso Jurídico da Faculdade de Direito do Sul de Minas realizado entre os dias 23 e 25 de maio.  Cerca de 1.100 pessoas, entre alunos, ex-alunos, profissionais do Direito e membros da comunidade em geral prestigiaram o evento, que é considerado um dos mais tradicionais da instituição. O Congresso Jurídico da FDSM reuniu renomados juristas do país, e para esta edição, contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e da CAA/MG (Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais).

A programação do evento trouxe aos participantes dez palestras nos períodos da manhã e noite, e no período da tarde, quatro minicursos. Na cerimônia de abertura estiveram presentes os representantes das empresas patrocinadoras, Aurélio Lino de Almeida, gerente geral da Caixa Econômica Federal em Pouso Alegre, e o jurista Sérgio Murilo Diniz Braga, presidente do CAA/MG, que ministrou palestra sobre o tema “O Novo Código de Processo Civil e seus Desafios”.

Para Sérgio Murilo Diniz Braga, foi uma grande satisfação participar do Congresso Jurídico na FDSM. “É importante participar de um evento em uma instituição séria e leal com seus alunos e ao ensinamento jurídico”, disse.

Entre tantos temas atuais e relevantes debatidos durante o evento, a questão dos “Migrantes e Refugiados: tratamento jurídico nacional e internacional” foi amplamente abordada pela jurista Camila Bibiana Freitas Baraldi. “A presença de imigrantes e refugiados está cada vez mais frequente no país e será muito relevante aos profissionais do Direito o entrosamento com esse fato. É um assunto que necessita de uma dedicação mais intensa, onde essas pessoas possam ter a garantia  dos direitos e de uma boa administração da sua presença nos territórios  para onde se dirigem”, ressaltou.

A mestranda Bárbara Simões avaliou a palestra de forma positiva. “O tema da minha pesquisa trata especificamente da Suspensão do Direito das Mulheres Imigrantes. Todo o conteúdo abordado pela palestrante trouxe novos conhecimentos para as questões relevantes em relação ao tratamento dos imigrantes e as políticas públicas, que também é um dos assuntos pertinentes ao meu trabalho”, comentou.

Outro tema que gerou grande participação dos alunos foi “Guarda Compartilhada, Multiparentalidade e Direitos da Amante – Desafios do Direito de Família Contemporâneo”, apresentado pela jurista Mayra Esteves. Para a palestrante, o tema é algo novo e interessante para ser debatido com os estudantes. “Dentre os temas atuais no Direito de Família, a Multiparentalidade e a Guarda Compartilhada, o Direito da Amante gera polêmica e é um assunto que visa a descoberta do direito daquela que é a vítima da situação, ou seja, da pessoa que é enganada pelo seu companheiro. É uma satisfação falar de temas que despertam a curiosidade e também expor os meus conhecimentos sobre os Direitos de Família”, ressaltou a palestrante.

“Considerando que o público é diverso, a jurista Mayra Esteves encerrou o evento de maneira surpreendente, teve o domínio em prender a atenção dos alunos com uma linguagem objetiva, clara e muito inteligente. Adorei o evento, que mais uma vez surpreendeu com seus temas inovadores e instigantes”, comentou a acadêmica Raquel Souza dos Santos Rosa.

Outros temas apresentados foram “O Poder de Investigação do Ministério Público”, com a Dra. Paula Magalhães da Silva Rennó; “Em Busca do Juiz Plagiador: pode o juiz ser um autor?”, com o Prof. Dr. Victor Gameiro Drummond; “Aspectos da Distribuição Dinâmica do Ônus da Prova no Novo CPC e o Processo do Trabalho”, com o Dr. Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani; “Juridicidade dos Condomínios Fechados sob a Ótica da Função Social da Propriedade Urbana”, com a Profª . Dra. Ana Alvarenga Moreira Magalhães; “As Repercussões do Estatuto da Pessoa com Deficiência no Regime de Incapacidade”, com a Profª. Ana Carolina Brochado Teixeira; “O Papel do STF como Corte Republicana na Construção da Democracia”, com o Prof. Pós-Doutor Rogério José Bento Soares do Nascimento; “Ativismo Judicial: origens e consequências”, com  o Dr. Márcio Luís Chila Freysleben, e “O Novo Incidente de Desconsideração de Personalidade Jurídica e seus Reflexos no Processo Tributário”, com o Prof. Me. Diego Diniz Ribeiro.

O diretor da FDSM, Rafael Simões, destacou a importância do Congresso Jurídico para a comunidade acadêmica e os profissionais do Direito. “O Congresso Jurídico ampliou nossos conhecimentos sobre importantes e atuais questões ligadas às mais diversas áreas do Direito. Fizemos deste evento uma grande oportunidade de aprendizado, e desejo que os conceitos que foram transmitidos contribuam para o nosso aprimoramento profissional e pessoal”, concluiu.


Doação ao Hospital Samuel Libânio 

Durante o período de inscrições no 18º Congresso Jurídico foram arrecadados 630 litros de leite integral que serão repassados para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre.



Alunos, ex-alunos, profissionais do Direito e comunidade externa
prestigiaram o evento. 


O diretor da FDSM, Prof. Rafael Simões, e o presidente 
da CAA/MG, Dr. Sérgio Murilo Diniz Braga.


     O presidente da Fundação Sul Mineira de Ensino, mantenedora da FDSM, 
                 Dr. Saulo Jésus Sales, e o gerente da Agência da Caixa Econômica 
           Federal em Pouso Alegre,  Aurélio Lino de Almeida.



A gestora do Núcleo de Extensão, Profª Ana Carolina de Faria Silvestre e a diretora executiva da FUVS (Fundação de Ensino do Vale do Sapucaí) mantenedora do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, Sílvia Regina Pereira.  Durante entrega da declaração  dos 630 litros de leite integral arrecadados durante as inscrições  do Congresso Jurídico que serão repassados ao hospital. 



Dr. Sérgio Diniz Braga durante sua palestra na abertura
do 18º Congresso Jurídico da FDSM. 


A jurista Camila Bibiana Freitas Baraldi e a  Profª. Ana Carolina de Faria Silvestre. 




Alunos do Mestrado, professoras da Graduação com a palestrante
 Camila  Bibiana Freitas Baraldi.



A jurista Paula Magalhães da Silva Rennó, ex-aluna da FDSM, 
 e a Profª. Denise  Aparecida Gomes Santos.



A palestrante Ana Paula Magalhães e professores Cristiano Thadeu e Silva Elias, 
Francisco José de Oliveira, Denise Aparecida Gomes Santos e Edson Vieira da Silva Filho. 




Professor Leandro  Corrêa de Oliveira e o jurista Victor Gameiro Drummond.




Professores da FDSM,  o palestrante Victor Gameiro Drummond e  
ex-aluna do Mestrado  Débora Prado.



     Prof. José Augusto Carvalho Neto e o jurista  Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani.



A jurista  Ana Alvarenga Moreira Magalhães e a Profª. Ana  Carolina de Faria Silvestre.


Professores Edson Vieira da Silva Filho, Cristiano Thadeu e Silva Elias,  Fafina Vilela de Souza, 
o jurista  Rogério José Bento Soares do Nascimento,  o coordenador de Graduação, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, Profª. Ana Carolina de Faria Silvestre, a jurista  Ana Carolina Brochado Teixeira, o Prof. Leandro Corrêa de Oliveira e a jurista Ana Moreira Magalhães.




O jurista Rogério José Bento Soares do Nascimento e o Prof. Leonardo de Oliveira Rezende.



Ao centro o palestrante Rogério José Bento Soares do Nascimento com professores da FDSM. 





  A jurista Mayra Esteves e o ex-aluno da FDSM,  Régis   Willyan da Silva Andrade.


A jurista Mayra Esteves com professores da FDSM,
 alunos e ex-alunos do Mestrado.


  O coordenador de Graduação, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende
 e o jurista Márcio Luíz Chila  Freylesben, ex-aluno da FDSM.


  Profª. Renata Nascimento Gomes,  Prof. Leonardo de Oliveira Rezende
 e  Márcio Luíz Chila Freylesben.


Profª. Ana Carolina de Faria Silvestre Rodrigues e o Prof. Diego Diniz Ribeiro.


 Prof. Hamilton da Cunha Iribure Júnior que ministrou  um minicurso no evento
 e a colaboradora Sílvia Campos Fagundes.


Professores dos minicursos: "Os 100 anos de Codificação Civil no Brasil" e  o 
"Terrorismo como Invenção do Ocidente"- 
 Ricardo de Lima, Francisco José de Oliveira e Cícero Krupp da Luz.


Professores  do minicurso: "Comentários ao Novo CPC- Uma abordagem panorâmica"
Eduardo Matuk Ferreira, Renata Nascimento Gomes, Suzana Ribeiro da Silva e 
Luiz Tarcísio de Paiva Costa.
    





Confira a cobertura fotográfica do  evento no Facebook da FDSM:  www.facebook.com/fdsm.oficial


Nenhum comentário: