24 de maio de 2016

FDSM promove campanha de conscientização contra a gripe H1N1



A (Faculdade de Direito do Sul de Minas) iniciou neste mês de maio, sua campanha contra o vírus Influenza A, que causa a gripe H1N1. Para a segurança e prevenção dos seus alunos, colaboradores e funcionários foram instalados nos corredores da instituição e banheiros suportes com álcool em gel. Também foram distribuídos por toda a faculdade, cartazes com dicas e informações sobre como evitar a proliferação do vírus causador da doença.

Para a colaboradora, Lucinéia Martins Barros, a conscientização sobre a prevenção da gripe H1N1 é fruto de uma ação conjunta da direção e alunos participantes da Ouvidoria. “A direção da IES estava planejando disponibilizar os suportes de álcool em gel para proteção da comunidade FDSM, quando, então a Ouvidoria recebeu pedidos sobre este tema; o que determinou, portanto, a decisão do investimento em benefício de toda a coletividade”, explica.

Segundo destaca o diretor da FDSM, Rafael Simões, a campanha é um exemplo de conscientização para manter um ambiente saudável para todos. “A participação conjunta da nossa comunidade acadêmica no combate à gripe H1N1 faz com que os riscos de contágio da doença sejam menores. É necessário que esses hábitos sejam frequentes dentro e fora da instituição”. 

A Gripe H1N1

A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010. Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte.

A prevenção de gripe H1N1 segue as mesmas diretrizes da prevenção de qualquer tipo de gripe, só que o cuidado deve ser redobrado, alguns deles são: lave sempre as mãos com água e sabão e evite levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca; mantenha hábitos saudáveis; alimente-se bem e coma bastante verduras e frutas;  beba bastante água; não compartilhe utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros; evite frequentar locais fechados ou com muitas pessoas; verifique com um médico se há a necessidade de tomar a vacina que já está disponível contra a gripe H1N1.

Nenhum comentário: