13 de setembro de 2016

FDSM realiza Oficina de Redação do ENEM para estudantes de Pouso Alegre e região

Professora Cláudia Maria Rosa

     Ao longo desta semana a FDSM está promovendo a sua II Semana de Responsabilidade Social, com palestras e oficinas voltadas para estudantes do ensino médio de Pouso Alegre e região. Na noite da última segunda-feira, 12, aconteceu a Oficina de Redação para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). As professoras Ana Carolina de Faria Silvestre, gestora do Núcleo de Extensão da Faculdade, e Cláudia Maria Rosa, docente em escolas do Sul de Minas, apresentaram aos alunos diversas dicas, técnicas e orientações para a produção de textos. Além disso foram discutidos assuntos que poderão cair como tema da redação do ENEM deste ano.        
      A professora Cláudia destacou a importância da Oficina de Redação para os estudantes que estão se preparando para o ENEM e vestibulares, e também parabenizou a faculdade pela iniciativa. “A Oficina de Redação ajuda os alunos a aprimorarem seus conhecimentos para alcançarem êxito na redação do ENEM. A Semana de Responsabilidade Social é um presente para todos nós. Com esse tipo de evento, a FDSM está abrindo suas portas para a comunidade e isso é muito valioso”, disse.       
            Para o aluno Davi Andrade, do colégio SESI, o conteúdo que foi passado na Oficina de Redação vai fazer toda a diferença na hora do ENEM. “A Semana de Responsabilidade Social é uma iniciativa muito legal da Faculdade de Direito, pois proporciona aos alunos do ensino médio uma experiência única. Eu espero que esse evento continue acontecendo nos próximos anos”.
          A aluna Alexia Maíssa Martins, estudante do Colégio Intelecto e Pré-ENEM Municipal de Pouso Alegre elogiou a oficina e a qualidade do conteúdo que foi apresentado. “Foi uma satisfação ter participado da oficina, pois isso vai elevar meu desempenho no ENEM e no Vestibular”, concluiu.
        A Oficina de Redação contou com a participação de cerca de 350 estudantes e professores das seguintes escolas da região: Instituto Federal - Pouso Alegre, Escola Estadual Dom Francisco Silva - Espirito Santo Dourado, Colégio Intelecto e Pré-ENEM Municipal - Pouso Alegre, CENEC - Pouso Alegre,  Anglo - Pouso Alegre, Colégio Fenix -  Pouso Alegre, Escola Estadual  Antônio Felipe Salles - Cambuí, Escola Estadual Magalhães Carneiro - Silvianópolis, Colégio Objetivo - Pouso Alegre, Cursinho da Poli – Casa do Conhecimento - Pouso Alegre, Escola Estadual Virgilia Paschoal – Pouso Alegre, Colégio São José – Pouso Alegre, Caic Arvore Grande – Pouso Alegre. Ao final do evento, foi realizado o sorteio de camisetas para os estudantes e de 01 data show para as escolas presentes. A instituição vencedora foi a Escola Estadual Magalhães Carneiro, de Silvianópolis.
A professora Ana Carolina, destacou a importância da Oficina de Redação. “Esse tipo de palestra é muito interessante porque o conhecimento que é produzido aqui dentro contribui para que os alunos pensem de um modo mais complexo sobre temas que são polêmicos. E a longo prazo, contribui bastante para a formação cidadã deles”, finalizou.
   
            
Professora Ana Carolina de Faria Silvestre

Foram realizados sorteios de camisetas para os participantes. 

Maria Lúcia, diretora e representante da Escola Estadual Magalhães Carneiro, de Silvianópolis,
que foi presenteada pela FDSM através de sorteio, com um data show.

Nenhum comentário: