28 de novembro de 2016

FDSM realiza palestra sobre Justiça Restaurativa no Brasil

 “Justiça Restaurativa no Brasil” foi o tema da palestra realizada no último sábado, 26 de novembro, pela FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas). O evento foi organizado pela professora Ana Carolina de Faria Silvestre, e ministrado pelo jurista e escritor do livro “Justiça restaurativa e abolicionismo penal”, Dr. Daniel Silva Achutti. Além de outros assuntos, a palestra abordou temas importantes, como justiça restaurativa, reformas penais brasileiras, contribuição abolicionista e perspectivas para o Brasil. Cerca de 130 alunos participaram do evento. 

            Para o Dr. Daniel Silva Achutti, falar sobre justiça restaurativa é importante, pois o Brasil está vivendo uma crise. “Nós estamos em meio a uma crise de funcionalidade das justificativas oficiais do direito penal. Esta crise se manifesta no Brasil em diversos modos, sobretudo, pela impossibilidade prática de comprovação dos fins que o direito penal se propõe e não é atingido, o que não é uma novidade. Dentro de um cenário de crise do direito penal a proposta da restaurativa é justamente buscar outro modo de lidar com crimes e responsabilidades das pessoas. Também não devemos nos esquecer de uma parte muito importante: a vítima, na qual o direito penal não tem nenhum tipo de preocupação”, disse.            
            A professora Ana Carolina de Faria Silvestre falou sobre a importância do evento. “Este tipo de palestra é muito relevante porque nos dá a oportunidade de ouvir um professor de outra instituição, outra formação e com outra leitura de um tema que é super importante. O evento serviu para os alunos refletirem sobre modos alternativos de impedir conflitos em que pessoas estejam envolvidas. O tema é muito atual e interessante, e ser discutido por um professor com uma experiência tão vasta, inclusive internacional, é uma oportunidade ímpar para os alunos da FDSM”, finalizou. 

Nenhum comentário: