7 de junho de 2017

Professores e alunos da FDSM participam de seminário realizado em parceria com Universidade de Buenos Aires

Alunos e professores da FDSM na Faculdade de Direito da UBA

Faculdade de Direito da UBA (Universidade de Buenos Aires)

Prof.ª Ana Carolina Silvestre e Victoria Fernandez,ganhadora da bolsa de estudos na FDSM.

Prof.ª Ana Carolina Silvestre, Prof. Elias Kallás Filho e Prof.ª Laura Lora.


Mestranda Meliza Marinelli, Prof.ª Isabel Gonzáles,
Prof. Eduardo Figueiredo e Prof. Leonardo de O. Rezende.

Mestranda Meliza Marinelli, Prof.ª Isabel Gonzáles,
Prof. Eduardo Figueiredo e Prof. Leonardo de O. Rezende.

Prof. Elian Pegno, Prof. Leandro Corrêa de Oliveira, Prof.ª Marta Biagi,
Prof. Cícero Krupp da Luz e Prof. Rafael Lazzarotto Simioni



 
No último dia 02 de junho, a FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas), em conjunto com a Faculdade de Direito da UBA (Universidade de Buenos Aires), realizou o II Seminário Brasil-Argentina com o tema “Sociedade, Democracia e Direitos Sociais”. O evento aconteceu em Buenos Aires, Argentina, e contou com a participação de professores e cerca de 100 alunos da graduação e pós-graduação da FDSM.  

A abertura do evento foi realizada pelo coordenador da graduação da FDSM, Elias Kallás Filho, e pelo professor da UBA, Ricardo Rabinovich-Berkman. Ao todo aconteceram 04 mesas redondas que abordaram os seguintes temas: “O poder judiciário como um catalizador de emoções e a saúde mental dos encarcerados no Brasil – Prof.ª Ana Carolina de Faria Silvestre e Laura Lora; “Educação e direitos sociais no Brasil: o problema de uma interpretação liberal de uma Constituição Social” – Mestranda da FDSM, Marcela Andrade Duarte, Prof. Ricardo Rabinovich-Berkman e Prof.ª Andrea Gastrón; “Direitos sociais sob ataque: sintomas de desajustes nacionais ou crises de instituições globais? – Prof. Cícero Krupp da Luz e Prof. Elian Pregno; “Jurisdição e políticas públicas: o desafio da efetividade dos direitos sociais no Brasil” – Prof. Leandro Corrêa de Oliveira e Prof. Rafael Lazarotto Simioni, coordenador do programa de Pós-Graduação da FDSM; “O estado e a sua forma política no desenvolvimento econômico: alicerces para a democracia e para os direitos sociais” – Prof. Eduardo Henrique Lopes Figueiredo; “A igualdade em Ronald Dworkin: análise crítica do potencial transformador de sua hermenêutica política frente às desigualdades sociais – Mestranda da FDSM, Meliza Marinelli Franco Carvalho, Prof. Ricardo Rabinovich-Berkman e Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, diretor da FDSM.

Ao final do evento aconteceu o sorteio de uma bolsa de estudos breves para intercâmbio na FDSM no segundo semestre. A sorteada foi a aluna Victoria Fernandez. Além do sorteio de livros, os acadêmicos participaram ainda da visita guiada pela Universidade de Buenos Aires.

Nenhum comentário: