29 de agosto de 2017

Alunos e professores da FDSM realizam atendimento jurídico gratuito em evento da PM no bairro São João

No último sábado, 26 de agosto, a Faculdade de Direito do Sul de Minas participou da Ação Cívico Social promovida pela 56º Companhia de Polícia Militar de Minas Gerais, no bairro São João. A atividade integra o Programa de Inserção Social do Mestrado, e contou com a participação de alunos do curso, além de estudantes da graduação, professores e advogados do escritório modelo. O objetivo foi oferecer à comunidade orientação jurídica gratuita, para o esclarecimento de dúvidas e informações sobre os seus direitos. Vale destacar que a inserção social é uma preocupação contínua da FDSM, que se realiza por intermédio de diversas ações em Pouso Alegre e região.
De acordo com o coordenador do Programa de Inserção Social do Mestrado, professor doutor Edson Vieira da Silva Filho, o objetivo do programa é promover ações para que a instituição esteja cada vez mais próxima da comunidade, estendendo o conhecimento produzido em benefício de todos. “As instituições precisam sair dos seus muros e tocar a sociedade de alguma forma, e a FDSM tem essa preocupação com ações sociais. Estamos trabalhando de maneira muito incisiva, realizando palestras, oficinas, dinâmicas de conscientização, orientação jurídica sobre questões ligadas aos conflitos civis, trabalhistas, enfim... E é importante que, além de produzir conhecimento e ideias, nós consigamos operar transformações sociais. Essa é uma das metas do Programa de Inserção Social da FDSM, e estamos conseguindo cumpri-la, com a colaboração dos professores, alunos e de todos da faculdade”, enfatizou.
Segundo Adirley Machado Alves, mestre formado pela FDSM e advogado do escritório modelo, ‘o evento reforça o compromisso social da faculdade com a sociedade’. “Nós, profissionais do direito e membros da FDSM, temos que cumprir com o nosso compromisso, em consonância com as previsões constantes nos artigos 1º e 3º da Constituição Federal, para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, para a redução das desigualdades e a promoção do bem de todos, sem preconceito. E creio que esta atividade foi de encontro à missão da FDSM, oferecendo uma oportunidade de estendermos o nosso conhecimento à comunidade. Foi uma experiência muito gratificante”, disse.
Para a aluna Isabela Fernandes Pereira, a atividade foi uma grande oportunidade de aprendizado. “Foi uma experiência ímpar ter participado desta ação de inserção social. O contato com as pessoas que têm dificuldades de acesso à orientação jurídica, a satisfação em poder atendê-las, tudo isso é muito enriquecedor. E é uma oportunidade de colocarmos em prática os conhecimentos adquiridos na faculdade. Valeu muito a pena”, relatou.
















Nenhum comentário: