5 de setembro de 2017

FDSM promove Mesa Redonda sobre a Magistratura

         

No último sábado, 02 de setembro, a FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) realizou a Mesa Redonda com o tema “Carreiras Jurídicas: Magistratura”. O evento foi coordenado pela Prof. Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre e ministrado pelo Professor da FDSM e Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG), Dr. Edmar de Souza Salgado, e pelos Juízes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e egressos da FDSM, Dr. Fabiano Teixeira Perlatoee Dr. Nereu Ramos Figueiredo. Cerca de 100 alunos estiveram presentes.      
O Juiz Dr. Edmar de Souza Salgado comentou sobre a importância do evento. “É interessante trazer opções de carreiras jurídicas para que os alunos possam conhecer e se identificar com uma área específica. Entre as carreiras oferecidas pelo Direito, muitos acadêmicos vão se identificar com a magistratura, por exemplo. É possível também que alguns descubram que esta não é uma área que os agrada. Com a palestra, nós possibilitamos que os alunos conheçam melhor todas as dificuldades e realizações que a magistratura oferece”, comentou.
“A magistratura tem sido muito gratificante, e eu a exerço como um sacerdócio. É uma intensa e exclusiva dedicação nos últimos 22 anos de minha vida. Hoje, a democracia está sendo mantida pelo Judiciário, e assim nós podemos notar a importância desse poder para o país”, disse o Juiz do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e ex-aluno da FDSM, Dr. Nereu Ramos Figueiredo.
            Para Mariana Fernandes de Lima, aluna do 10º período, o evento foi muito importante, principalmente para quem está concluindo o curso. “A clareza das informações ofertadas pelos magistrados me possibilitou conhecer um pouco mais sobre o universo fantástico da magistratura, o que, sem sombra de dúvidas, me auxiliará muito no momento da realização de um concurso. O evento acadêmico foi de suma importância para os alunos”, comentou.

            Dr. Fabiano Teixeira Perlato falou sobre sua atuação do Juiz. “A magistratura é muito gratificante. Para os alunos que pretendem seguir esta carreira, o que eu posso dizer é que foquem na finalidade de um juiz, que é ser pacificador. O juiz é equidistante das partes, e procura a melhor solução para diversos problemas. Por isso, para o aluno que tem o interesse em pacificar, em colocar um ponto final em uma demanda, a magistratura é a carreira mais indicada”, concluiu.

Nenhum comentário: