11 de setembro de 2017

Professores da FDSM e Univás realizam palestra sobre o tema “Grafite: a cidadania pelo viés da arte” para alunos do Ensino Médio



Os professores da Faculdade de Direito do Sul de Minas, Denise Aparecida Gomes dos Santos e Francisco José de Oliveira, realizaram recentemente, em conjunto com professora Rita Helena Rezek Nassar, da Univás (Universidade do Vale do Sapucaí), uma palestra para alunos do ensino médio da Escola Estadual Presidente Bernardes com o tema “Grafite: a cidadania pelo viés da arte”. 
De acordo com a professora Denise, a ideia teve início devido à discussão provocada pela proibição do atual prefeito da cidade de São Paulo, João Doria Júnior, com relação a pichação e ao fato de determinar que inúmeras obras de arte na Avenida 23 de Maio fossem apagadas. “Ao levar o tema para a sala de aula, os alunos foram envolvidos em leitura de textos, discussão e produções textuais. Dentre esses trabalhos, foram realizados grafites com o propósito de registrar em uma das paredes da escola, mediante autorização da direção”, explicou. 
O professor Francisco falou sobre a questão de Responsabilidade Civil que envolve o assunto. “A Faculdade de Direito do Sul de Minas participou com o objetivo de mostrar como o Estado trabalha com o ato da pichação e do grafite não autorizado, e como a atitude do prefeito é vista pela área jurídica. Isso leva o aluno à reflexão sobre o que é arte e também desperta o senso crítico quanto ao respeito dos espaços e objetos alheios”, disse.
Durante a exposição sobre as questões jurídicas quanto ao uso indevido dos espaços público e particular, alguns alunos manifestaram espontaneamente que já picharam e que desconheciam as prováveis consequências desse ato se for realizado sem autorização. Outros afirmaram que sempre viram o grafite como uma maneira de mostrar à sociedade a realidade, e que deve, portanto, ser feito com responsabilidade. 
A participação da Univás ocorreu com a participação da professora Rita Helena Rezek Nassar e de seus alunos estagiários do curso de Psicologia – além da professora Denise, que também leciona na universidade. “O curso de Psicologia ministrou palestras e desenvolveu oficinas que também contribuíram com a formação acadêmica e cidadã dos alunos. Foram abordadas questões relativas ao comportamento social e à subjetividade. A atividade foi muito interessante e válida para os alunos, pois cada um pôde se expressar de acordo com a própria individualidade”, afirmou a professora Denise. 

Para o diretor da Escola Estadual Presidente Bernardes, Taylor de Andrade Corrêa, a experiência foi positiva. “O projeto já estava em desenvolvimento na escola, e a participação da Faculdade de Direito do Sul de Minas se deu com o objetivo de sensibilizar os alunos com relação ao tema, sob o ponto de vista jurídico. E eles gostaram bastante, foi muito produtivo”, finalizou.

Nenhum comentário: