Os professores da Faculdade de
Direito do Sul de Minas, Denise Aparecida Gomes dos Santos e Francisco José de
Oliveira, realizaram recentemente, em conjunto com professora Rita Helena Rezek
Nassar, da Univás (Universidade do Vale do Sapucaí), uma palestra para alunos
do ensino médio da Escola Estadual Presidente Bernardes com o tema “Grafite: a
cidadania pelo viés da arte”.
De acordo com a professora
Denise, a ideia teve início devido à discussão provocada pela proibição do
atual prefeito da cidade de São Paulo, João Doria Júnior, com relação a pichação
e ao fato de determinar que inúmeras obras de arte na Avenida 23 de Maio fossem
apagadas. “Ao levar o tema para a sala de aula, os alunos foram envolvidos em
leitura de textos, discussão e produções textuais. Dentre esses trabalhos,
foram realizados grafites com o propósito de registrar em uma das paredes da
escola, mediante autorização da direção”, explicou.
O professor Francisco falou
sobre a questão de Responsabilidade Civil que envolve o assunto. “A Faculdade
de Direito do Sul de Minas participou com o objetivo de mostrar como o Estado
trabalha com o ato da pichação e do grafite não autorizado, e como a atitude do
prefeito é vista pela área jurídica. Isso leva o aluno à reflexão sobre o que é
arte e também desperta o senso crítico quanto ao respeito dos espaços e objetos
alheios”, disse.
Durante a exposição sobre as
questões jurídicas quanto ao uso indevido dos espaços público e particular, alguns
alunos manifestaram espontaneamente que já picharam e que desconheciam as
prováveis consequências desse ato se for realizado sem autorização. Outros
afirmaram que sempre viram o grafite como uma maneira de mostrar à sociedade a
realidade, e que deve, portanto, ser feito com responsabilidade.
A participação da Univás ocorreu
com a participação da professora Rita Helena Rezek Nassar e de seus alunos
estagiários do curso de Psicologia – além da professora Denise, que também
leciona na universidade. “O curso de Psicologia ministrou palestras e
desenvolveu oficinas que também contribuíram com a formação acadêmica e cidadã
dos alunos. Foram abordadas questões relativas ao comportamento social e à
subjetividade. A atividade foi muito interessante e válida para os alunos, pois
cada um pôde se expressar de acordo com a própria individualidade”, afirmou a
professora Denise.
Para o diretor da Escola
Estadual Presidente Bernardes, Taylor de Andrade Corrêa, a experiência foi
positiva. “O projeto já estava em desenvolvimento na escola, e a participação
da Faculdade de Direito do Sul de Minas se deu com o objetivo de sensibilizar
os alunos com relação ao tema, sob o ponto de vista jurídico. E eles gostaram
bastante, foi muito produtivo”, finalizou.
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