14 de março de 2018

Palestra com egresso da FDSM debate o futuro dos Direitos Humanos

Nesta terça-feira, dia 13 de março, aconteceu a segunda palestra da Semana de Direitos Fundamentais e Garantias Constitucionais da FDSM. O palestrante, Me. Carlos David Zenun Messias Aleixo, falou sobre  o tema “A NACIONALIDADE DE SOPHIA E O FUTURO DOS DIREITOS HUMANOS”, abordando também o “Direito a personalidade robótica e dignidade da pessoa humana”. O jurista Carlos Zenun é egresso da FDSM, mestre na PUC - Poços de Caldas e um dos fundadores do grupo de pesquisa “SAPERE AUDE”.


A abertura do evento foi realizada pelo Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior, que fez uma introdução ao tema em três premissas, sendo elas: “Existência Humana tal como Dignidade”, “Autonomia de Vontade do Ser Humano perante a Sociedade” e a última delas, a “Existência do Outro”.

Em seguida, Dr. Carlos Zenun deu início à sua palestra, primeiramente apresentando o vídeo da Robô Sophia, o qual repercutiu o mundo todo, pelo fato de que a Arábia Saudita concedeu a cidadania a um robô com inteligência artificial. Outro assunto muito bem abordado pelo palestrante foi o impacto da robótica. “O impacto da robótica em nossa vida será enorme, uma vez que robôs estão sendo feitos para estarem na sociedade, tal como no mercado de trabalho”, disse. Ele ainda citou a construção da “cidade do futuro”, chamada “NEOM”, onde a mesma será mantida majoritariamente por robôs, outra vez, ‘tanto na sociedade quanto no mercado de trabalho’.
 









Durante toda a semana, de 12 a 17 de março, acontecerão na FDSM palestras em comemoração aos 30 anos da Carta Constitucional. O evento é gratuito, e as inscrições devem ser realizadas pelo site. Participe!

Nenhum comentário: