16 de agosto de 2021

Diretório Acadêmico da FDSM realiza evento sobre Direito Desportivo


O advogado Dr. José Francisco Cimino Manssur.


Acontecerá na 4ª feira, dia 18, a partir das 17h, a palestra online sobre o tema Direito Desportivo, com o advogado José Francisco Cimino Manssur, especialista em Direito Empresarial e Desportivo. O evento é uma realização dos alunos do Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, com o apoio do Núcleo de Extensão da FDSM. É gratuito e aberto à comunidade. Inscrições: clique aqui.

O objetivo será apresentar uma introdução das estruturas de funcionamento do ramo e a base legislativa que o mundo do desporto oferece como instrumentos de trabalho ao profissional jurídico. “Vamos abordar tópicos que abrangem a importância do conceito geral do tema e as suas especificidades, tributárias e cíveis, nos cenários presentes. De modo que a palestra possa transmitir as experiências e sugestões a todos que tenham interesse de se inserir neste mercado, que cresce cada vez mais e que necessita de pessoas com um grande conhecimento dentro do ambiente nacional e internacional”, explicou o palestrante.

Ainda segundo a organização do evento, durante a palestra acontecerá a análise do Projeto de Lei nº 5.516 pelo palestrante, que é um dos maiores conhecedores e estudiosos deste. O projeto institui a sociedade anônima do futebol (SAF), novo modelo societário do Direito brasileiro, e visa à quebra do paradigma centenário do modelo associativo que hoje impera no futebol nacional. O assunto há anos vem sendo debatido na academia e na mídia esportiva, sendo considerado um passo importante para a profissionalização do esporte nacional.

Mais informações: Núcleo de Extensão – WhatsApp 35 3449-8125 / extensao@fdsm.edu.br 

Quem é José Francisco Cimino Manssur

Formado em Direito Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) em 1998, José Francisco Cimino Manssur é especialista em Administração do Esporte pela FGV/SP, foi professor de Legislação Esportiva na FGV/SP, Universidade São Marcos e ESPM. Foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. Participou da redação de textos de legislação esportiva, tais como a Lei 10.671/03 e Lei 10.672/03. Foi Vice-Presidente de Comunicação e Marketing do São Paulo Futebol Clube.

É coautor dos livros “Futebol, Mercado e Estado” e “Sociedade Anônima do Futebol”.

Possui experiência no assessoramento de clientes nacionais e estrangeiros em litígios administrativos e judiciais, no assessoramento de clubes, confederações/federações e ligas das mais diferentes modalidades esportivas em litígios e em questões consultivas, nos serviços de venda de ingressos. Atua também em projetos de infraestrutura (concessões e PPPs) e na assessoria institucional na interlocução junto aos Poderes Públicos.

Nenhum comentário: