17 de agosto de 2021

FDSM completa 62 anos de sucesso no Direito

No dia 21 de agosto de 2021 a Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) comemorou 62 anos de história, e motivos não faltam para comemorar. A instituição, que está entre as melhores do Brasil no ensino superior de Direito, conta com cerca de 1.100 alunos em seus cursos de graduação, extensão, especialização e mestrado, e segue a todo vapor, trilhando um caminho de muito sucesso e reconhecimento nacional e internacional no meio jurídico.

Prédio sede da FDSM.

A história da FDSM começou na década de 50, quando um grupo de intelectuais de Pouso Alegre e região, liderados pelo juiz de Direito Jorge Beltrão, resolveu criar uma faculdade de direito. Grandes líderes marcaram a história da instituição, entre eles os ex-diretores Angelo Guersoni, Evaristo Toledo, Rômulo Coelho, Breno José de Paiva Coutinho, Carlos Abel Guersoni Rezende e o atual prefeito municipal Rafael Simões, os professores Saulo Jésus Salles, Geraldo Clemente de Andrade, Carlos Ferreira Brandão, José Duarte Costa, entre outros. Em agosto de 1959, o presidente Juscelino Kubitscheck assinou o decreto autorizando o funcionamento da faculdade.


Prof. Jorge Beltrão, idealizador e um dos fundadores da FDSM.

No início de suas atividades, a FDSM funcionava no Grupo Escolar Hermantina Beraldo, atual Escola Joaquim Queiróz. Depois passou para a antiga Escola de Comércio São José, onde hoje funciona o Colégio Objetivo. Em 1965 houve a mudança para o imponente prédio da avenida Dr. João Beraldo. E em 2009, foi inaugurado o amplo e moderno Edifício Dr. Carlos Abel Guersoni Rezende, onde funcionam os setores de Pós-Graduação, Biblioteca e Núcleo de Prática Jurídica/Escritório Modelo.


Escola Hermantina Beraldo, primeiro local onde funcionou a FDSM.



Escola Técnica de Comércio São José, segundo prédio onde funcionou a FDSM.


Professores e fundadores com a primeira turma da graduação, em 1965.


Com mais de seis décadas dedicadas exclusivamente ao ensino jurídico, a FDSM atravessou gerações mantendo-se fiel ao propósito de oferecer excelência em ensino à comunidade. Isso se comprova pelos seus principais indicadores de qualidade na graduação – Nota 5 no MEC e Selo de Qualidade OAB Recomenda. E na pós-graduação stricto sensu, a Nota 4 pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior). 


Edifício Dr. Carlos Abel Guersoni Rezende, onde funcionam os setores de
Pós-Graduação, Biblioteca e Núcleo de Prática Jurídica.







Atualmente a faculdade conta com um corpo docente formado por 36 professores de diversas carreiras jurídicas, e mais de 90% são mestres, doutores e pós-doutores. Também possui convênios com renomadas instituições de ensino do Brasil e exterior (Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, Universidade do México, Universidade do Chile e Instituto Universitário Sudamericano, no Uruguai).


Alunos e professores em evento no Salão do Júri (2019). 

Intercâmbio na Universidade de Coimbra.


Aula no Laboratório de Informática (2019).

Sala de aula da graduação (aulas presenciais em sistema de rodízio - 2021). 


O presidente da Fundação Sul Mineira de Ensino, mantenedora da FDSM, Prof. Pós-Doutor Edson Vieira da Silva Filho, destaca o perfil inovador e vanguardista da instituição. "Aos 62 anos de existência, nossa jovem Faculdade se mostra vigorosa, inovadora, vanguardista, mas com respeito à sua história, ao seu trajeto e tradição, cumprindo os compromissos sociais que firmou institucionalmente com Pouso Alegre e região, com seus alunos e colaboradores, enfim, compromisso de promover uma formação jurídica que prima pela qualidade e excelência. A tradição nos dá a identidade, os compromissos nos compelem a um ideal: o de uma formação pessoal, social e profissional diferenciada. De um advogado/cidadão comprometido com a luta pelo direito e pelos compromissos que dele decorrem. Não é por outra razão que o lema da FDSM é evoluir sempre – e evoluir sempre é respeitar o passado, com os pés firmes no presente e os olhos voltados para o futuro", destacou.


O presidente da Fundação Sul Mineira de Ensino, mantenedora da FDSM,
Prof. Pós-Doutor Edson Vieira da Silva Filho.


Para a colaboradora Natália Carvalho Campos Azevedo, gestora das secretarias da Graduação e Mestrado, um dos grandes diferenciais da FDSM é a sua 'capacidade de transformação'. Funcionária há 12 anos, ela fala sobre o orgulho de integrar a FDSM. "É muito gratificante fazer parte de uma instituição como a FDSM, não somente pela seriedade e qualidade do trabalho que desempenha junto aos seus alunos, mas também pela importante contribuição que presta à sociedade. Ao longo destes 12 anos de trabalho na graduação e mestrado, tive a grata satisfação de perceber a sua evolução em todos os aspectos. E mais recentemente, com os desafios impostos pela pandemia, ficou muito evidente a nossa capacidade de transformação. Sigo em frente, depois de tantos anos, com a mesma alegria e comprometimento, com aquela que é a minha segunda casa! Orgulho de ser FDSM”, disse.


A colaboradora Natália Carvalho Campos Azevedo.

O aluno Douglas Morais, presidente do Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, está concluindo a graduação, e fala de sua experiência na instituição. "Vejo com riqueza o universo científico e cultural da FDSM. Foi aqui que estive a maior parte do tempo dos últimos 05 anos, envolvido em projetos institucionais e interinstitucionais, Grupos de Pesquisa e Programas de Iniciação a Docência e a Pesquisa, bem como a grande experiência em Presidir o Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão. Conheci por meio dessas atividades muitos profissionais e novos amigos. Ao todo foram mais de 10 instituições que pude visitar em cerca de 07 cidades diferentes. Registro minha gratidão a todos que estiveram durante este tempo e a todos os outros anos de existência da FDSM. Sem os atuais e os antecessores, não seríamos tão unidos como somos. Ao erguer a cabeça, mesmo ainda pretendendo iniciar e concluir outros e longos ciclos na FDSM, como o mestrado e a docência, é muito emocionante me despedir nesta fase final da graduação. Parabéns a FDSM, por seus 62 anos de fundação! Parabéns à memória de seus fundadores, aos atuais professores, colaboradores e a todos os colegas de estudos e pesquisa que fazem parte da história presente", concluiu.


O aluno Douglas Morais, presidente do Diretório Acadêmico.

O trabalho de excelência, a competência e alta qualidade na educação jurídica construíram a trajetória de sucesso da FDSM, que segue preparada para novas conquistas e muita evolução nas próximas décadas. Formando os melhores profissionais do Direito e contribuindo com o desenvolvimento econômico e social de Pouso Alegre e região. O Melhor Direito é o Nosso!

Nenhum comentário: