21 de junho de 2017

Alunos participam de aula na biblioteca da FDSM



Na manhã de hoje, 21 de junho, o Prof. Dr. Adilson Ralf Santos levou os alunos do primeiro período da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) para a biblioteca, onde ministrou uma aula sobre a Lei “Bem de Família”, que protege o patrimônio mínimo de uma pessoa. Ele comentou sobre a importância da atividade. “As aulas na biblioteca são importantes porque, além dos livros estarem todos acessíveis, nós retiramos os alunos do ambiente de sala de aula para um ambiente de maior interação. Nesta aula eu trouxe algumas questões que despertaram dúvidas nos estudantes, e eles puderam discutir e pesquisar as respostas nos livros. Todo esse conjunto contribui para ampliar o conhecimento dos acadêmicos”, explicou. Ao final da atividade, os alunos participaram do sorteio de livros. 



14 de junho de 2017

Biblioteca da FDSM lança exposição fotográfica “Cemitério dos Livros”


                 Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do acervo da biblioteca, a FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) lançou a exposição fotográfica “Cemitério dos Livros”, que reúne fotos de algumas das obras danificadas pelo mau uso dos estudantes. Constantemente ampliado e atualizado, o acervo da Biblioteca conta com cerca de 4.700 títulos e mais de 20 mil exemplares, que auxiliam e enriquecem a formação acadêmica dos alunos.
            A bibliotecária Zélia Chagas, falou sobre o propósito da ação. “A exposição ‘Cemitério dos Livros’ nasceu a partir da necessidade de uma medida urgente e de impacto para conter a degradação que vinha acontecendo com os livros. Sabendo disso, a Assessoria de Comunicação da FDSM desenvolveu a campanha, que está impactando e surpreendendo bastante os alunos. Estamos contentes, porque a exposição está atingindo o seu objetivo, que é a sensibilização do aluno. A direção da faculdade investe constantemente na compra de novos livros, e é nosso dever zelar pelo acervo. A nossa expectativa é que, em um futuro próximo, nós não encontremos mais obras deterioradas”, comentou. 
            A aluna do 5º período, Raíssa Natiele Pereira Inácio, destacou o prejuízo causado pelo mau uso dos livros. “É importante ter esta exposição aqui na biblioteca. Muitos alunos não têm consciência de que estragando os livros, eles estão prejudicando a si mesmos. Na hora da prova, quando pegamos um livro riscado ou rasgado é muito ruim, pois acaba confundindo e atrapalhando a leitura do conteúdo. Eu sabia que alguns livros estavam deteriorados, mas ver as fotos me assustou bastante”, disse.
            “É um absurdo saber que existem alunos que destroem os livros da biblioteca de uma Faculdade de Direito. A exposição está chamando bastante a nossa atenção, e espero que sirva para conscientizar esses estudantes que riscam e rasgam os livros”, comentou o aluno Lucas Villasboas, do 5º período diurno.
            Para Amanda Luiza Borges de Oliveira, do 9º período, é espantoso saber que os alunos destroem os livros da biblioteca. “Quando vi a exposição, eu me assustei por saber que aqueles eram alguns dos livros destruídos pelos alunos. Mesmo já sabendo que existiam obras riscadas, eu não imaginava que a destruição era tão grande. A exposição está chamando bastante a nossa atenção, o que é muito bom para a conscientização”, concluiu.

            As fotos estão expostas na Biblioteca da FDSM, localizada no prédio anexo da faculdade.

8 de junho de 2017

Seminário promovido pela FDSM e Unicamp reúne pesquisadores de diversas regiões de SP e MG

       
        O “III Seminário Encruzilhadas do Direito: Diálogos Necessários”, promovido pela FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) e pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), aconteceu no último dia 07 de junho, no Instituto de Economia da Universidade, em Campinas/SP. O evento, que reuniu cerca de 70 participantes, entre alunos da graduação, especialização e mestrado da FDSM e de diversas instituições de ensino de Minas Gerais e São Paulo, teve como temas principais o direito ao desenvolvimento e o direito do trabalho. Contou com a participação dos professores da FDSM, Rafael Lazzarotto Simioni, coordenador do Programa de Pós-Graduação, e Ana Carolina de Faria Silvestre, coordenadora do Núcleo de Extensão, além de juristas da UNICAMP e Mackenzie.
            O seminário foi composto por 02 mesas de discussão que abordaram os temas: “A tragédia de Mariana e o direito ao desenvolvimento” – Rafael Lazzarotto Simioni (FDSM), Daniel Nagao Menezes (Mackenzie) e Ana Elisa Spaolonzi Q. Assis (UNICAMP); “O Germinal de Zola e a construção da proteção ao trabalhador” – Ana Carolina de Faria Silvestre (FDSM), Marcos Lopes e Luís Renato Vedovato (UNICAMP).
            A FDSM foi a instituição escolhida pela UNICAMP para a parceria, dentre várias instituições do país, segundo o professor Rafael Lazzarotto Simioni. “Foi uma grande honra para nós fazer parte dessa parceria com a UNICAMP, que é uma referência internacional no âmbito das ciências sociais. O evento tratou das questões do direito ao desenvolvimento e do direito do trabalho, que são justamente as grandes problemáticas do Brasil contemporâneo, nesse cenário de crise política e econômica. Foi bastante enriquecedor para todos nós”, concluiu. 

7 de junho de 2017

Professores e alunos da FDSM participam de seminário realizado em parceria com Universidade de Buenos Aires

Alunos e professores da FDSM na Faculdade de Direito da UBA

Faculdade de Direito da UBA (Universidade de Buenos Aires)

Prof.ª Ana Carolina Silvestre e Victoria Fernandez,ganhadora da bolsa de estudos na FDSM.

Prof.ª Ana Carolina Silvestre, Prof. Elias Kallás Filho e Prof.ª Laura Lora.


Mestranda Meliza Marinelli, Prof.ª Isabel Gonzáles,
Prof. Eduardo Figueiredo e Prof. Leonardo de O. Rezende.

Mestranda Meliza Marinelli, Prof.ª Isabel Gonzáles,
Prof. Eduardo Figueiredo e Prof. Leonardo de O. Rezende.

Prof. Elian Pegno, Prof. Leandro Corrêa de Oliveira, Prof.ª Marta Biagi,
Prof. Cícero Krupp da Luz e Prof. Rafael Lazzarotto Simioni



 
No último dia 02 de junho, a FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas), em conjunto com a Faculdade de Direito da UBA (Universidade de Buenos Aires), realizou o II Seminário Brasil-Argentina com o tema “Sociedade, Democracia e Direitos Sociais”. O evento aconteceu em Buenos Aires, Argentina, e contou com a participação de professores e cerca de 100 alunos da graduação e pós-graduação da FDSM.  

A abertura do evento foi realizada pelo coordenador da graduação da FDSM, Elias Kallás Filho, e pelo professor da UBA, Ricardo Rabinovich-Berkman. Ao todo aconteceram 04 mesas redondas que abordaram os seguintes temas: “O poder judiciário como um catalizador de emoções e a saúde mental dos encarcerados no Brasil – Prof.ª Ana Carolina de Faria Silvestre e Laura Lora; “Educação e direitos sociais no Brasil: o problema de uma interpretação liberal de uma Constituição Social” – Mestranda da FDSM, Marcela Andrade Duarte, Prof. Ricardo Rabinovich-Berkman e Prof.ª Andrea Gastrón; “Direitos sociais sob ataque: sintomas de desajustes nacionais ou crises de instituições globais? – Prof. Cícero Krupp da Luz e Prof. Elian Pregno; “Jurisdição e políticas públicas: o desafio da efetividade dos direitos sociais no Brasil” – Prof. Leandro Corrêa de Oliveira e Prof. Rafael Lazarotto Simioni, coordenador do programa de Pós-Graduação da FDSM; “O estado e a sua forma política no desenvolvimento econômico: alicerces para a democracia e para os direitos sociais” – Prof. Eduardo Henrique Lopes Figueiredo; “A igualdade em Ronald Dworkin: análise crítica do potencial transformador de sua hermenêutica política frente às desigualdades sociais – Mestranda da FDSM, Meliza Marinelli Franco Carvalho, Prof. Ricardo Rabinovich-Berkman e Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, diretor da FDSM.

Ao final do evento aconteceu o sorteio de uma bolsa de estudos breves para intercâmbio na FDSM no segundo semestre. A sorteada foi a aluna Victoria Fernandez. Além do sorteio de livros, os acadêmicos participaram ainda da visita guiada pela Universidade de Buenos Aires.

2 de junho de 2017

Com recorde de público, FDSM promove Oficina de Redação para o Enem.

     
              A FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) promoveu mais uma vez a Oficina de Redação para o Enem. O evento aconteceu no dia 1º de junho e reuniu cerca de 1.000 alunos do ensino médio de escolas da rede pública e particular de Pouso Alegre e região. Realizada desde 2015, a oficina tem o objetivo de levar aos estudantes as principais informações e técnicas de construção textual. O projeto de responsabilidade social é desenvolvido pelo Núcleo de Extensão e Setor Comercial da FDSM.      
           
A professora Cláudia Maria Rosa, que ministrou o evento, destacou a importância da Oficina de Redação para os estudantes. “Esta é a quarta vez que participo deste projeto, e fico muito feliz por poder contar com o apoio da faculdade. Gostaria de agradecer a FDSM pela oportunidade de ministrar esta aula e também oferecer aos alunos uma chance de saírem daqui mais confiantes para a redação do Enem. Espero que os alunos tenham aproveitado bastante e continuem estudando para conquistarem uma boa nota”, disse.        
            Para a estudante Vitória Eliza Ribeiro, do 3º ano do ensino médio, a
oficina foi produtiva e esclarecedora. “No ano passado eu participei do evento, e neste ano eu retornei porque eu gostei muito. A professora Cláudia explica o conteúdo com bastante clareza, e a iniciativa da faculdade é muito interessante. Nós precisamos de mais palestras como esta, que trazem conteúdos tão enriquecedores. Hoje estou saindo daqui mais preparada para o Enem”, comentou.          
            “Valeu muito à pena ter vindo à Oficina de Redação. A professora Cláudia passou dicas muito interessantes e esclareceu muitas dúvidas que eu tinha. Foi muito legal o evento e eu espero que a faculdade continue promovendo atividades como esta”, disse Gabriela Souza, aluna do 3º ano do ensino médio.         
            Ao final da Oficina, foi realizado o sorteio de camisetas para os alunos e um aparelho de data show para os colégios participantes. A vencedora foi a Escola Municipal Professora Maria Barbosa - CIEM Algodão. “O evento é muito interessante porque oferece aos alunos do ensino médio a oportunidade de se prepararem melhor para a redação do Enem. Ter ganhado o data show no sorteio foi uma surpresa muito legal. Em nossa escola ele será de grande utilidade. Agradecemos a FDSM e ficamos muito felizes por saber que a instituição promove este tipo de evento”, comentou o professor representante da escola ganhadora, Fernando Sales.         
            “Os alunos ficaram interessados em melhorar suas habilidades para escreverem uma boa redação no Enem. A professora Cláudia Maria Rosa leciona em várias escolas de Pouso Alegre, e trouxe a sua experiência com redações de forma clara e didática. Estes eventos são importantes, e no segundo semestre certamente teremos outros projetos destinados aos alunos do ensino médio”, finalizou a professora Ana Carolina de Faria Silvestre, gestora do Núcleo de Extensão da FDSM.

O Professor da FDSM, Ricardo Alves de Lima, fez a abertura do evento.
Prof. Cláudia Maria Rosa ministrando a Oficina de Redação para o Enem.
Cerca de 1.000 pessoas estiveram presentes.
Prof. Fernando Sales e alunos da Escola Municipal Professora Maria Barbosa -
CIEM Algodão, ganhadora do aparelho de data show.