31 de agosto de 2010
Alunos iniciam Curso de Tribunal do Júri
25 de agosto de 2010
Curso de Tribunal do Júri da FDSM começa dia 28 de agosto

Formandos do 5º Diurno fazem foto com Professores da FDSM
Segundo os estudantes, a escolha do Professor como nome de turma se deu pelo grande carinho e admiração da turma por ele. “O Professor Luiz Otávio sempre foi extremamente atencioso conosco, e o escolhemos não somente pelo profissional, mas, sobretudo, pela grande pessoa que é”, disse Danielle da Silva Mariosa.
“Durante o período que nos deu aula ele teve muita disposição para nos transmitir seus conhecimentos, ajudou a turma com aulas de reforço, enfim, sempre esteve disposto a nos ajudar”, ressaltou a aluna Thatiana Mara Dorigati.
Para o estudante Thiago Fagundes do Amaral, o Professor homenageado é uma referência. “O Luiz Otávio é um exemplo para nós, pela dedicação e seriedade como professor e pela excelência como advogado. Só temos que agradecê-lo por tudo”, concluiu.
Além do Professor Luiz Otávio, a turma escolheu os Professores Francisco José de Oliveira como paraninfo, Luiz Tarcísio de Paiva Costa como patrono, e Elias Kallás Filho, Gustavo Carvalho, Leandro Corrêa de Oliveira e Leonardo de Oliveira Rezende como homenageados.
23 de agosto de 2010
DA Direito completa 50 anos

Reconhecido como um dos mais tradicionais órgãos de representação acadêmica do Sul de Minas, o Diretório Acadêmico Dr. Jorge Beltrão, da Faculdade de Direito do Sul de Minas, completa 50 anos em 2010. Para marcar a data, está programada uma série de atividades especiais durante o ano, que incluem eventos científicos, festas e ações de responsabilidade social, todos com o apoio da Faculdade.
Segundo o atual presidente do Diretório, acadêmico Leandro Morais, assim, como a FDSM, o DA vem passando por intensa evolução nos últimos anos. “Temos buscado facilitar a vida dos alunos, e quase sempre logramos êxito graças à parceria e ao grande apoio da direção da Faculdade. Nosso diálogo com o diretor, professor Rafael Tadeu Simões, é muito aberto e democrático”, disse.
Entre os benefícios concedidos aos alunos através da parceria do DA com a Faculdade estão o patrocínio e apoio logístico em eventos, descontos em cursos especiais, disponibilização de sala equipada com computadores e acesso à internet no prédio sede, entre outros. Em 2009, o DA viabilizou 300 vagas de estágio aos alunos, através de parcerias e do prestígio da FDSM junto às empresas locais. E neste ano acontecerá a segunda edição do curso de inglês, além do curso de espanhol gratuito.
Aluno do 5º ano, Leandro elogiou a postura da direção da FDSM junto ao DA. Também falou sobre a recente iniciativa de renovação do corpo docente. “Temos direção muito competente, que sabe ouvir os alunos, e uma estrutura inigualável, tanto em ensino como em estrutura física. Os novos professores do 5º ano são excepcionais, profissionais que têm uma didática fantástica e um grande conhecimento. Estamos tendo muita facilidade para acompanhar as aulas e aprender”, destacou.
O aluno Raphael Paiva Oliveira concorda com Leandro. “A FDSM está em progresso constante. O corpo docente, que já era bom, ficou ainda melhor, temos professores de alto gabarito. E o DA caminha junto neste processo de desenvolvimento. A atual gestão realiza seus trabalhos com muita seriedade”, concluiu.
FDSM inova com curso prático de Tribunal do Júri
Mais informações sobre o Curso de Extensão em Tribunal do Júri podem ser obtidas através do telefone 35 3449-8113 e site www.fdsm.edu.br.
20 de agosto de 2010
Francisco Rezek fala sobre Direitos Humanos na FDSM

19 de agosto de 2010
51 anos da FDSM terá palestra de Francisco Rezek

Em comemoração ao seu 51º aniversário a FDSM receberá o jurista José Francisco Rezek na próxima 5ª feira, 19 de agosto, para a palestra "Direitos Humanos: universalidade e ambigüidades ". O evento será promovido em parceria com o Diretório Acadêmico Dr. Jorge Beltrão, e acontecerá às 19h30 no Salão Nobre da Faculdade. "É uma imensa honra comemorar os nossos 51 anos de história com a presença do Dr. Francisco Rezek, um ícone do Direito brasileiro. Para os nossos alunos e professores será um momento de intenso aprendizado", destacou o diretor da FDSM, Prof. Rafael Tadeu Simões.
"Para nós, que estamos iniciando no Direito, é muito importante o contato com profissionais de renome, como o Dr. Francisco Rezek. Ele é uma referência, um exemplo a ser seguido", disse o presidente do Diretório Acadêmico e aluno do 5º ano, Leandro Morais.
Sobre Francisco Rezek
Reconhecido como um dos mais importantes juristas do Brasil, José Francisco Rezek é natural de Cristina, sul de Minas. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na turma de 1966, doutorou-se na Universidade de Paris em Direito Internacional Público (1970) e estudou mais tarde na Universidade de Oxford, onde foi eleito Honorary Fellow.
Em 1972, mediante concurso, ingressou na carreira de procurador da República, tendo chegado a subprocurador-geral da República em setembro de 1979. Professor na UFMG, na Universidade de Brasília e no Instituto Rio Branco.
Foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal em 1983, com 39 anos de idade, para a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Xavier de Albuquerque.
Presidiu o Tribunal Superior Eleitoral entre 1989 e 1990. Renunciou em março desse ano ao cargo de ministro do STF para assumir o Ministério das Relações Exteriores, período no qual o Brasil preservou sua política de não-alinhamento, abriu-se ao comércio exterior, liderou no plano regional a criação do Mercosul e preparou a conferência do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Em 1992, foi novamente nomeado ao STF, aposentando-se em 1997, quando foi eleito para um mandato de nove anos no Tribunal Internacional de Justiça das Nações Unidas (Corte da Haia). Hoje trabalha em São Paulo e Brasília como advogado e consultor jurídico e em arbitragens internacionais, por meio de seu escritório no Itaim Bibi, São Paulo. É professor de Teoria do Direito Internacional do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) nos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito.