10 de janeiro de 2012

Defesas de Dissertações da 1ª Turma de Mestrado da FDSM começam dia 18

1ª Turma de Mestrado da FDSM com o Professor Doutor António Castanheira Neves, jurista português da Universidade de Coimbra.

Começam no próximo dia 18 de janeiro as defesas de dissertações da 1ª Turma de Mestrado da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Iniciado em 2010, o curso tem como área de concentração o tema “Constitucionalismo e Democracia”, sustentado pelas linhas de pesquisa “efetividade dos direitos fundamentais-sociais” e “relações sociais e democracia”. É recomendado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e está entre os oito Programas de Mestrado de Minas Gerais.

Segundo o Coordenador do Programa de Pós-Graduação da FDSM, Prof. Dr. Eduardo Henrique Lopes Figueiredo, o objetivo do Mestrado é formar pesquisadores motivados e interessados no aprofundamento de suas respectivas áreas jurídicas. “Isso se desdobra em múltiplas capacitações e potenciais, os quais serão percebidos pelos mestrandos, apenas com a conclusão do curso. Sejam professores, sejam profissionais do direito, tudo se altera, para melhor. Quem ganha é a sociedade”, disse. Em entrevista o Professor fala sobre os trabalhos da 1ª turma e os planos do Programa para 2012.

Em linhas gerais, como o senhor avalia o desempenho da 1ª Turma de Mestrado da FDSM?
“É possível afirmar que a 1ª turma merece todos os elogios dos professores e da FDSM. Entre os alunos e colegas que perseveraram e estão na fase final de conclusão de seus trabalhos de dissertação, muitos desafios foram assumidos e enfrentados, principalmente, dominar campos teóricos afins, relacionados com a área de concentração do Programa. Isso enriqueceu de forma profunda a formação acadêmica dos alunos. Como se tratou de experiência inovadora para a Instituição, houve aprendizado recíproco e importante“.

O que a comunidade acadêmica pode esperar, em termos de produção científica, da 1ª Turma?
“A elaboração da dissertação e dos textos ao longo do curso capacita o mestrando a expressar e veicular ideias em termos e formas científicas. Embora complexas num primeiro olhar, tais ideias podem ser exploradas e retrabalhadas. Isso leva a importância de se destacar que, em um Programa em nível de Mestrado, o desafio é dialogar com campos teóricos sem esgotá-los, uma vez que o aprofundamento é tarefa da etapa posterior, o doutorado. Portanto, se o aluno foi aplicado e estudioso, uma vez mestre, estará capacitado como pesquisador. Se mantiverem a motivação, produzirão suas investigações ilimitadamente”.

Fale um pouco sobre os trabalhos com a 2ª Turma, e também sobre suas expectativas com relação à 3ª Turma de Mestrado.
“A segunda turma está profundamente envolvida com as disciplinas. O que é notável é o interesse crescente em tudo o que é proposto pelo Programa. Há uma sintonia gratificante entre os mestrandos e seus objetivos enquanto estudantes. A terceira turma inicia atividades em fevereiro, e vem de um processo seletivo concorrido, no qual o nível dos candidatos foi muito bom”.

Quais são as principais metas do Mestrado da FDSM para 2012?
“Consolidar-se na região e nacionalmente como Programa de Pós Graduação; propor e manter nível de excelência enquanto centro de pesquisa e reflexão sobre o direito; elevar de modo permanente o nível dos trabalhos científicos produzidos e aprimorar seus mecanismos de relacionamento com as Instituições de Ensino Superior da Região Sul de Minas Gerais”.

Nenhum comentário: