14 de agosto de 2017

FDSM promove discussão sobre Internação Compulsória

Os professores Ricardo Alves de Lima, Vitor Hugo Moreira Marques, Ana Carolina de Faria Silvestre, a psicóloga Maria Elisângela dos Santos Galvão Santana, e as professoras Denise Aparecida Gomes dos Santos e Marcilena Assis Toledo. 

 “Internação Compulsória: legislação e legitimidade, contexto e ação". Este foi o tema da mesa redonda realizada pela FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) no sábado, dia 12 de agosto. O evento foi coordenado pelas professoras Ma. Denise Aparecida Gomes dos Santos e Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, com participação dos professores Me. Ricardo Alves de Lima (FDSM), Vitor Hugo Moreira Marques e Marcilena Assis Toledo (UNIVÁS – Universidade do Vale do Sapucaí) e a psicóloga Maria Elisângela dos Santos Galvão Santana.
 A atividade abordou o contexto histórico da hospitalização até os dias atuais, e analisou a internação compulsória sob os pontos de vista do direito, psicologia e psicanálise.  “A grande importância desse debate é a interdisciplinaridade, é não tentar enxergar o direito como uma ciência pura, isolada das outras. Isso é extremamente importante, sobretudo no âmbito acadêmico. E a FDSM, ao promover este evento, trazendo profissionais da medicina e da psicologia, demonstra o compromisso do próprio Direito”, destacou o professor Ricardo Alves de Lima durante sua apresentação.
Na mesa redonda foram discutidas questões relacionadas à internação psiquiátrica voluntária, involuntária e compulsória mediante ordem judicial, bem como a relação da psicanálise com o tratamento da dependência química. “Os alunos foram convidados a refletir sobre esse assunto, e o evento foi realizado para que eles pudessem pensar de modo mais robusto sobre as ações tomadas na Cracolândia, em São Paulo. Na verdade, na Cracolândia houve uma tentativa de inverter essa lógica, colocando a internação compulsória como primeira opção. Aí vem a pergunta: se você vê uma pessoa perambulando na rua, seria caso de internação compulsória? A partir deste questionamento, convidamos os alunos a pensarem juridicamente sobre o tema, com o respaldo da psicologia e psicanálise”, disse a professora Ana Carolina de Faria Silvestre.
A professora Marcilena Assis Toledo falou sobre a importância do evento para a sociedade. “Acho de extrema importância abrir discussões envolvendo várias áreas do saber. Contamos com a psicologia, a medicina e o direito. E como todas essas áreas tratam das questões relacionadas ao sofrimento humano, é muito relevante para a sociedade a criação de espaços interdisciplinares, principalmente dentro da academia, que traz todo um saber científico. Essa interlocução é extremamente necessária e enriquecedora”, afirmou.
O aluno Leonardo de Andrade Rosa, do 4º Período B, elogiou o evento e a iniciativa da FDSM. “O evento foi muito proveitoso, porque nos deu a oportunidade de aprofundar a discussão sobre internação compulsória, um tema tão polêmico e atual. O fato de ser interdisciplinar o tornou ainda mais rico, já que, através dos palestrantes, pudemos conhecer visões diferentes sobre o assunto. Minha avaliação é muito positiva, e a FDSM está de parabéns”, concluiu. 

Mesa diretora dos trabalhos.

Cerca de 200 participantes prestigiaram o evento. 


           
  

Nenhum comentário: