20 de outubro de 2021

Projeto de Inserção Social do Mestrado da FDSM é destaque na II Semana Feminista da Unicruz

As mestras formadas pela FDSM durante evento do projeto
"Feminismo e Direitos das Mulheres: uma discussão no Ciampar". 


Apresentação do trabalho na II Semana Feminista da Unicruz.


Evento Outubro Rosa do projeto
"Feminismo e Direitos das Mulheres: uma discussão no Ciampar". 


As advogadas, pesquisadoras e mestras em Direito pela FDSM, Bibiana de Paiva Terra, Bianca de Paiva Tito, Marina Helena Vieira, Júlia Mendes Silva e Mariete Lopes da Costa, foram destaque na II Semana Feminista da Unicruz (Universidade de Cruz Alta), realizada entre os dias 6 e 8 de outubro de 2021 no Rio Grande do Sul. As egressas apresentaram, de forma online, o trabalho “Feminismo e Direitos das Mulheres: uma discussão no Ciampar (Centro Integrado de Apoio à Mulher de Pouso Alegre e Região).

O trabalho é resultados de pesquisa realizada, em âmbito de projeto de inserção social, durante o curso de Mestrado da FDSM. Os principais objetivos são:

. Esclarecer a sociedade sobre questões jurídicas referentes a direitos de interesse das mulheres, tais como divórcio, guarda dos filhos, pensão alimentícia, a lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) e os seus desdobramentos no Brasil de hoje;

. Analisar e debater as formas de violência contra a mulher (físicas ou não) e quais as formas de amparo;

. Realizar intervenções em rádio e palestras que possam auxiliar na difusão de informações sobre o feminismo e os direitos das mulheres;

. Trazer para a sociedade, de forma clara e facilitada, o debate sobre o feminismo e a legislação brasileira que envolve diretamente as mulheres, como forma de incentivo para que, em caso de violação a direitos elas possam buscar ajuda.

A pesquisadora Bianca Tito explicou como surgiu a ideia do projeto. "Em 2019, durante o primeiro ano do mestrado, uma das disciplinas obrigatórias que cursei foi o Projeto de Inserção Social, que tem como objetivo a realização, a partir do conhecimento adquirido no curso, de trabalhos voltados para a sociedade. Com isso, eu e minhas colegas de grupo propusemos realizar palestras na cidade de Pouso Alegre, e demais locais da região, sobre o movimento feminista e os direitos das mulheres. Foi uma experiência incrível e que ainda agora, em 2021, continua nos levando a novos lugares, como esta apresentação na Universidade de Cruz Alta, a Unicruz, no Rio Grande do Sul, durante um de seus eventos acadêmicos, a II Semana Feminista, com tantas pesquisas relevantes. Foi um momento muito especial para todas nós", disse.

Amplamente elogiada, a pesquisa das egressas da FDSM será publicada em uma coletânea da Unicruz com os melhores trabalhos da II Semana Feminista, e servirá como referência para implantação de projeto semelhante na cidade de Cruz Alta. 

Para a mestra Marina Vieira, 'participar da II Semana Feminista foi uma experiência enriquecedora e incrível'. "O evento, realizado virtualmente, contou com diversos trabalhos que envolvem pautas feministas, elaborados com qualidade e riqueza de conteúdo. Além de ser destacada em vários momentos pelos avaliadores a importância do nosso trabalho, por tratar de questões jurídicas para a sociedade de forma didática e inclusiva, eu e meu grupo tivemos a grande oportunidade de levar nossa pesquisa adiante e estabelecer novos vínculos acadêmicos", destacou.

"É muito gratificante ver que, mesmo dois anos depois de ter realizado esse Projeto com a FDSM, ainda estamos colhendo os frutos. Ficamos muito felizes em levar o nome da nossa Faculdade para outras regiões do país", completou a pesquisadora Bibiana Terra.

"O Programa de Inserção Social do Mestrado da Faculdade de Direito do Sul de Minas vem se aprimorando cada vez mais, e dia a dia a nossa experiência ganha espaço e faz escola. É o que se vê na participação do grupo composto por Bibiana, Bianca, Marina Helena, Júlia Mendes e a angolana Mariete Lopes da Costa, na apresentação de seu projeto na II Semana Feminista da Unicruz, realizada na Universidade de Cruz Alta – Rio Grande do Sul. São as fronteiras institucionais atravessando o País, servindo de exemplo do que é a ideia de transformar a sociedade e causar impactos reais nas pessoas concretas. Isso é transformação social a partir da academia, é o que faz o nosso Direito ser o melhor", concluiu o coordenador do Programa de Inserção Social do Mestrado, Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho.

A FDSM parabeniza as Mestras e o Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho pelo excelente trabalho.


Clique aqui e conheça o projeto Feminismo e Direitos das Mulheres: uma discussão no Ciampar.

Clique aqui e conheça os demais Projetos de Inserção Social do Mestrado da FDSM.


Nenhum comentário: